[weglot_switcher]

Turquia reforça presença em África com mais uma viagem de Erdogan

Três países, entre os quais Angola, fazem parte de mais um périplo do Presidente turco, desta vez pela África Ocidental. A Turquia é cada vez mais observada como um parceiro estratégico em vários países do continente africano.
  • Kayhan Ozer/REUTERS
19 Outubro 2021, 17h25

A Turquia continua a estender as suas ‘garras’ diplomáticas a África – ao mesmo tempo que não descura a sua presença cada vez mais evidente em vários países do Médio oriente e da Ásia – desta vez com uma viagem de quatro dias do Presidente, Recep Erdogan, a vários países daquele continente.

Além de numerosos contactos telefónicos, Erdogan estará ao todo em três países. A primeira paragem foi em Angola – depois de ter recebido o seu homólogo João Lourenço em julho, viagem que resultou na assinatura de dez acordos de cooperação bilateral. Durante a visita, Erdogan prometeu aumentar o volume de comércio da Turquia com Angola.

A segunda paragem foi na Nigéria, país onde Erdogan esteve pela última vez em março de 2016. Depois disso, recebeu o seu homólogo Muhammadu Buhari em Ancara, em outubro de 2017. As relações económicas são também o forte do encontro entre os dois presidentes.

A última visita será ao Togo, ao seu homólogo Faure Essozimna Gnassingbe. Durante o encontro, onde foram discutidas as relações bilaterais, Erdogan afirmou que a cooperação com o Togo no domínio da defesa teria um efeito multiplicador no desenvolvimento das relações bilaterais.

Mas Ancara não vai ficar por aqui: está a preparar a terceira Cimeira da Parceria Turquia-África, que se realizará em Istambul a 17 e 18 de dezembro, com a presença esperada de muitos chefes de Estado e de governo de países africanos, ministros, altos funcionários e representantes de organizações regionais e internacionais.

Na cimeira, no quadro da Política de Parceria com África, serão avaliados os passos a tomar em consonância com os objetivos da Turquia de apoiar os esforços de desenvolvimento do continente e aumentar as relações comerciais, culturais e humanas, segundo nota do governo citada pelos jornais do país.

A primeira Cimeira de Parceria Turquia-África foi realizada em 2008 e a segunda em 2014 na Guiné Equatorial.

A abertura da Turquia à África, que remonta ao plano de ação adotado em 1998, tomou forma em 2005, que Ancara declarou como o ‘Ano de África’. A Turquia recebeu o estatuto de observador pela União Africana no mesmo ano – com a organização a declarar a Turquia como seu parceiro estratégico em 2008.

Em 2009, a Turquia tinha apenas 12 embaixadas em toda a África, cinco delas no norte – agora, são 43. A Turkish Airlines oferece voos para 60 destinos diferentes em 39 países africanos, enquanto a Agência Turca de Cooperação e Desenvolvimento Internacional (TIKA) tem quase 30 centros de coordenação no continente. O Conselho de Relações Económicas Estrangeiras (DEIK) tem conselhos empresariais conjuntos com mais da metade das nações da África.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.