[weglot_switcher]

Tweets de Trump sobre imposição de tarifas ao Brasil e Argentina penalizam Wall Street

Donald Trump revelou que vai impor tarifas ao aço e alumínio importados do Brasil e da Argentina como retaliação à desvalorização das respectivas moedas que, segundo o presidente dos EUA, prejudica os agricultores norte-americanos.
  • Reuters
2 Dezembro 2019, 15h03

Os três principais índices da bolsa de Nova Iorque abriram a sessão com desempenho misto depois de uma semana a ‘meio gás’ devido à época de compras no final de novembro nos Estados Unidos. Na quinta-feira, dia de Ação de Graças, os mercados estiveram fechados, e na sexta-feira fecharam mais cedo do que o habitual.

Esta segunda-feira, o mercado reage a uma série de tweets de Donald Trump, o que terá pesado no início da sessão, que se revelou algo tímido. Minutos após a abertura dos mercados, em Wall Street, só o industrial Dow Jones estava no ‘verde’, com um ligeiro ganho de 0,08%, para 28.073,27 pontos. O S&P 500 mantinha-se praticamente inalterado, com uma ligeira queda de 0,01%, para 3.140,78 pontos; e o tecnológico Nasdaq cedia 0,15%, para 8.652,90 pontos.

Donald Trump revelou que vai impor tarifas ao aço e alumínio importados do Brasil e da Argentina como retaliação à devalorização das respectivas moedas que, segundo o presidente dos EUA, prejudica os agricultores norte-americanos.

“O Brasil e a Argentina têm levado a cabo uma enorme depreciação da moeda, o que não é bom para os nossos agricultores. Por isso, com efeitos imediatos, eu vou reestabelecer as tarifas ao aço e ao alumínio desses países que é enviado para os EUA”, lê-se no tweet do presidente norte-americano.

Donald Trump acusou centrou-se depois na Reserva Federa norte-americana, defendendo que a instituição presidida por Jerome Powell deveria agir de forma a evitar que “os países deixem de beneficiar do nosso dólar forte ao desvalorizarem as respectivas moedas”.

Noutro tweet, Donald Trump disse que os mercados norte-americanos subiram 21% desde 1 de março de 2018, dia em que os Estados Unidos anunciaram a imposição de tarifas.

A nível económico, o destaque do dia vai para o setor da manufatura chinês. O índice PMI divulgado esta segunda-feira demonstra que a manufatura subiu ligeiramente em novembro, para 51,8 pontos.

Noutros mercados, o preço do petróleo está a subir. Em Londres, o barril de Brent está a negociar nos 61,55 dólares, depois de subir 1,75%. Nos EUA, o West Texas Intermediate avança 2,07%, para 56,31 dólares.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.