Os três principais índices da bolsa de Nova Iorque abriram a sessão com desempenho misto depois de uma semana a ‘meio gás’ devido à época de compras no final de novembro nos Estados Unidos. Na quinta-feira, dia de Ação de Graças, os mercados estiveram fechados, e na sexta-feira fecharam mais cedo do que o habitual.
Esta segunda-feira, o mercado reage a uma série de tweets de Donald Trump, o que terá pesado no início da sessão, que se revelou algo tímido. Minutos após a abertura dos mercados, em Wall Street, só o industrial Dow Jones estava no ‘verde’, com um ligeiro ganho de 0,08%, para 28.073,27 pontos. O S&P 500 mantinha-se praticamente inalterado, com uma ligeira queda de 0,01%, para 3.140,78 pontos; e o tecnológico Nasdaq cedia 0,15%, para 8.652,90 pontos.
Donald Trump revelou que vai impor tarifas ao aço e alumínio importados do Brasil e da Argentina como retaliação à devalorização das respectivas moedas que, segundo o presidente dos EUA, prejudica os agricultores norte-americanos.
“O Brasil e a Argentina têm levado a cabo uma enorme depreciação da moeda, o que não é bom para os nossos agricultores. Por isso, com efeitos imediatos, eu vou reestabelecer as tarifas ao aço e ao alumínio desses países que é enviado para os EUA”, lê-se no tweet do presidente norte-americano.
Donald Trump acusou centrou-se depois na Reserva Federa norte-americana, defendendo que a instituição presidida por Jerome Powell deveria agir de forma a evitar que “os países deixem de beneficiar do nosso dólar forte ao desvalorizarem as respectivas moedas”.
…..Reserve should likewise act so that countries, of which there are many, no longer take advantage of our strong dollar by further devaluing their currencies. This makes it very hard for our manufactures & farmers to fairly export their goods. Lower Rates & Loosen – Fed!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) December 2, 2019
Noutro tweet, Donald Trump disse que os mercados norte-americanos subiram 21% desde 1 de março de 2018, dia em que os Estados Unidos anunciaram a imposição de tarifas.
U.S. Markets are up as much as 21% since the announcement of Tariffs on 3/1/2018 – and the U.S. is taking in massive amounts of money (and giving some to our farmers, who have been targeted by China)!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) December 2, 2019
A nível económico, o destaque do dia vai para o setor da manufatura chinês. O índice PMI divulgado esta segunda-feira demonstra que a manufatura subiu ligeiramente em novembro, para 51,8 pontos.
Noutros mercados, o preço do petróleo está a subir. Em Londres, o barril de Brent está a negociar nos 61,55 dólares, depois de subir 1,75%. Nos EUA, o West Texas Intermediate avança 2,07%, para 56,31 dólares.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com