[weglot_switcher]

Twitter classifica publicação de Trump como “manipulada”

No início do vídeo publicado por Trump é possível ver duas crianças a correr na mesma direção, lendo-se “criança aterrorizada foge de bebé racista” e “bebé racista é provavelmente apoiante de Trump”.
  • Donald Trump
19 Junho 2020, 15h35

A rede social Twitter adicionou o termo “média manipulada” numa publicação de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, avança a ‘Reuters’ esta sexta-feira, 19 de junho. O Twitter já tinha garantido no mês passado que ia fazer fact-checking (verificação factual) aos tweets de Trump.

A publicação aborda o tema do racismo, que tem estado na ordem do dia nos Estados Unidos. No início do vídeo publicado por Trump é possível ver duas crianças a correr na mesma direção, lendo-se “criança aterrorizada foge de bebé racista” e “bebé racista é provavelmente apoiante de Trump”.

O vídeo original tornou-se viral nas redes sociais no ano passado, e mostra duas crianças, uma negra e uma caucasiana, a correrem em direções opostas para se abraçarem. O mesmo vídeo foi notícia na ‘CNN’ com o título de “estas duas crianças estão a mostrar o significado de melhores amigos”.

Na continuação dó tweet publicado por Trump é depois mostrado o vídeo original com o título “América não é o problema. Mas sim as fake news [notícias falsas]”. Atualmente, a publicação marcada como “manipulada” já conta com mais de 7,7 milhões de visualizações e 125 retweets, ou seja, partilhas.

“Podemos identificar tweets que contenham media sintética ou manipulada, para ajudar as pessoas a perceber a sua autenticidade e providenciar contexto adicional”, lê-se na explicação da rede social para identificar estes casos.

A administração de Donald Trump já acusou o Twitter de ataque à liberdade de expressão e de interferir nas eleições presidenciais deste ano.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.