A Uber chegou a Portugal há cinco anos, em 4 de julho de 2014 e, desde então, que criou um universo de serviços da plataforma criada por Travis Kalanic e Garret Camp para o mercado luso. No mês de julho de há cinco anos apenas era possível recorrer ao UberBlack, o serviço de gama alta desta plataforma TVDE, visto que o serviço standard, o mais económico, só arrancou em dezembro de 2014. Desde então, a Uber abriu em Lisboa o seu centro de excelência para a Europa, trouxe o serviço de encomenda online de comida Uber Eats e, mais recentemente, o seus serviço de mobilidade suave de bicicletas elétricas com a marca Jump.
Cinco anos volvidos, o Jornal Económico recebeu da Uber os principais marcos e curiosidades de uma empresa que detém uma marca que já é top of the mind no setor da mobilidade em Portugal. A primeira viagem de Uber em Portugal traçou uma viagem de 16 minutos entre Picoas e os Restauradores, em Lisboa. O motorista chamava-se David e recebeu a pontuação máxima (cinco estrelas) do utilizador. Conheça outras curiosidades e marcos relevantes da operação da Uber em Portugal.
Sobre a plataforma TVDE da Uber:
1 – Até hoje, já foram realizados mais de 2,5 milhões de donwloads da aplicação em Portugal;
2 – O motorista que viagens realizou pela Uber, em Portugal, contabiliza mais de 23 mil corridas. Já o utilizador mais viajado conta com 3.500 viagens;
3 – Em Portugal, os destinos mais populares nos últimos cinco anos encontram no Aeroporto Humberto Delgado e a Estação do Oriente, em Lisboa; o Aeroporto Sá Carneiro e a Estação de Campanhã, no Porto; e Aeroporto de Faro no Algarve;
4 – O dia com maior número de viagens foi em 28 de junho de 2019, entre as 20h e as 21h;
5 – A Uber conta com mais de 8.000 motoristas na sua plataforma.
6 – Telemóvel, câmara fotográfica, carteira, porta-moedas, mochilas, sacos, documentos, caixas, bagagem, chaves, óculos, roupa, headphones, coluna de som e guarda-chuva, são os objetos que mais se perdem em viagens da Uber.
7 – Desde que o sistema de gratificações para os motoristas foi introduzido pela Uber, em março de 2018, que um total de 2,7 milhões de euros foram atribuídos. O motorista que mais “gorjetas” recebeu, totaliza 1.835 euros.
8 – A viagem mais longa totaliza 800 km percorridos. Começou em Lisboa, registou uma paragem no Algarve e terminou no Porto.
Sobre a Uber Eats em Portugal:
1 – A partir da aplicação da Uber Eats, é possível escolher uma refeição entre 36 tipos de cozinha diferentes;
2 – Domingo é o dia da semana o volume de pedidos é maior;
3 – A hora mais de maior afluência é entre as 20h e as 21h;
4 – A maior encomenda foi registada em 2018 e contava com 105 itens diferentes;
5 – O pedido com a distância mais curta foi efetuada a apenas 2,6 metros do restaurante;
6 – Desde novembro de 2018, quando chegou a Uber Eats a Portugal, que o tempo médio total de uma entrega registado é de 25 minutos;
7 – Os artigos mais populares são pão, waffle e café, ao pequeno almoço; hambúrguer, pizza e poké, ao almoço; e pizza, hambúrguer e cozinha indiana, ao jantar;
8 – A maior compra na plataforma da Uber Eats foi de 463 euros e foi registada em Lisboa.
9 – A “gorjeta” mais alta entregue a um estafeta da Uber Eats foi de 20 euros.
Sobre as Bicicletas Jump:
1 – As bicicletas Jump apenas estão disponíveis no município de Lisboa, onde a cobertura é de 100% com 1.750 bicicletas elétricas da Jump;
2 – A primeira viagem realizada numa bicicleta da Uber iniciou-se na Praça do Comérico e terminou na Praça de Espanha;
3 – A viagem mais longa durou 15h12, tendo sido contabilizado um percurso de 22 km que começou na Ribeira das Naus, passou por Algés e terminou na zona da Estrela;
4 – A viagem mais curta foi de 20 metros e realizou-se na Rua Brancaamp, perto da praça do Marquês de Pombal;
5 – O utilizador mais ativo realizou 406 viagens nestas bicicletas em 4 meses.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com