De Coimbra viajaram para Tóquio cinco dos 92 atletas que representam Portugal nas Olimpíadas. O naipe de luxo, composto por Catarina Costa, Irina Rodrigues, Gabriel Lopes, Telmo Pinão e Diogo Cancela, integra o Programa de Apoio ao Alto Rendimento da Universidade, que no total conta com 26 atletas.
Este programa é a face mais visível do trabalho da Universidade de Coimbra para promover o desporto, a atividade física e o bem-estar. Ao nível escolar, o apoio faz-se na escolha de horários e de turmas e na possibilidade de realização de mais unidades curriculares em época especial. Também está facilitado o acesso às instalações de treino e de controlo e monitorização do treino da Faculdade de Ciências do Desporto.
“É naturalmente com muita satisfação que vemos vários atletas da UC a participarem no mais elevado evento multidesportivo do planeta, onde estão os melhores dos melhores. Isto é fruto de um trabalho absolutamente extraordinário por parte do associativismo desportivo”, salienta António Figueiredo, Vice-Reitor para a Qualidade, Desporto e Serviços de Ação Social .
A dinâmica desportiva envolve, de forma geral, as várias escolas da Universidade. Por exemplo, a judoca Catarina Costa e a lançadora do disco Irina Rodrigues estudam na Faculdade de Medicina. O nadador Gabriel Lopes na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, tal como Telmo Pinão, que vai participar no paraciclismo nos Jogos Paralímpicos que têm início logo após as Olimpíadas. Já o atleta-estudante Diogo Cancela, que compete no paraciclismo, é aluno da Faculdade de Ciências e Tecnologia.
A marca da mais antiga Universidade do país em Tóquio 2020 estende-se aos canoístas David Varela e Messias Baptista e João Neto, treinador de judo, que iniciaram o ciclo olímpico ainda como estudantes em Coimbra.
O envolvimento da Universidade de Coimbra traduz-se igualmente por vários protocolos firmados com federações desportivas, que permitiram a muitos outros atletas contaram com a colaboração dos seus investigadores e das sua infraestruturas técnico-científicas, como testes em câmara térmica, na fase de preparação para a competição.
A Universidade promove os populares Jogos Universidade de Coimbra, que antes da pandemia mobilizavam cerca de 3000 membros da sua comunidade em 10 modalidades. No total, Coimbra tem 110 alunos com estatuto de estudante-atleta.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com