A Ucrânia pediu ao países do G7 um apoio de 50 mil milhões de dólares (cerca de 46 mil milhões de euros) para ajudar o cobrir o défice orçamental nos próximos seis meses e o esforço de guerra, avança este domingo a Reuters.
De acordo com a referida agência de notícias, que cita o conselheiro económico do Presidente da Ucrânia, Oleh Ustinka, esse país está também a ponderar emitir obrigações com taxa zero. Isto para ajudar a financiar os gastos militares, face ao conflito em curso.
A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia, que já matou quase dois mil civis, segundo dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior. A guerra causou a fuga de mais de 11 milhões de pessoas, mais de 5 milhões das quais para os países vizinhos.
Numa entrevista publicada este domingo, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, apelou a que os Estados-membros forneçam rapidamente armas à Ucrânia e sinalizou que o próximo pacote de sanções poderá ter como alvo o Sberbank e incluir um embargo ao petróleo russo.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com