[weglot_switcher]

Ucrânia: Rússia reivindica ter evitado ataque contra refinaria na fronteira

As forças russas repeliram hoje um ataque ucraniano com ‘drones’ (aeronaves não tripuladas) contra uma refinaria de petróleo na região de Bryansk, próximo da fronteira com a Ucrânia e a Bielorrússia, disse o governador local.
17 Junho 2023, 12h38

“Os sistemas de defesa aérea russos no distrito de Novozybkov repeliram durante a noite um ataque das forças ucranianas à refinaria de petróleo de Druzhba”, disse Alexander Bogomaz na rede social Telegram.

“Graças ao profissionalismo dos nossos militares (…), três ‘drones’ foram destruídos”, acrescentou o governador de Bryansk, citado pela agência francesa AFP.

O ataque teria como alvo uma estação bombagem do oleoduto Druzhba, que fornece petróleo às refinarias bielorrussas e serve para o trânsito para a Europa, segundo a agência espanhola EFE.

O oleoduto tem origem na região russa de Samara, passa por Bryansk e divide-se em dois ramais, norte e sul, passando pela Bielorrússia, Ucrânia, Polónia, República Checa, Eslováquia, Alemanha e Hungria.

O distrito de Novozybkov faz fronteira com a Bielorrússia e dista cerca de duas dezenas de quilómetros a norte da fronteira russa com a Ucrânia, em linha reta.

Os ataques com ‘drones’ contra o território russo e a península da Crimeia, anexada por Moscovo em 2014, multiplicaram-se nas últimas semanas, depois de Kiev ter anunciado uma contraofensiva.

Na quinta-feira, a Rússia afirmou ter neutralizado nove ‘drones’ sobre a Crimeia.

Em 09 de junho, três pessoas ficaram feridas quando um ‘drone’ embateu num edifício residencial na cidade de Voronezh, a cerca de 200 quilómetros da fronteira com a Ucrânia.

Desconhece-se o número de baixas civis e militares na guerra russa contra a Ucrânia, mas diversas fontes, incluindo a ONU, têm admitido que será elevado.

O conflito mergulhou a Europa naquela que é considerada como a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.