[weglot_switcher]

Ucrânia: Segundo cargueiro com trigo chega a Istambul

O segundo cargueiro que transportava trigo ucraniano chegou a Istambul através do Mar Negro, de acordo com ‘sites’ de monitorização da navegação.
24 Setembro 2023, 10h37

O segundo cargueiro que transportava trigo ucraniano chegou a Istambul através do Mar Negro, de acordo com ‘sites’ de monitorização da navegação, apesar das ameaças de Moscovo de atacar os navios que entram e saem da Ucrânia.

O Aroyat é o segundo navio a utilizar um corredor marítimo criado por Kiev ao longo da costa ocidental do Mar Negro para contornar o bloqueio russo, desta vez com 17.600 toneladas de trigo ucraniano a bordo.

Moscovo abandonou em julho um acordo internacional assinado um ano antes, que assegurava a exportação de produtos agrícolas ucranianos através do Mar Negro. Este acordo tinha permitido a exportação de quase 33 milhões de toneladas de cereais num ano.

Um primeiro navio carregado com três mil toneladas de trigo deixou o mesmo porto de Chornomorsk na terça-feira sem incidentes e chegou a Istambul na quinta-feira.

Kiev quer estabelecer rotas de abastecimento para África, a fim de contrariar a influência da Rússia, que este verão prometeu entregar trigo gratuitamente a alguns países africanos.

A Rússia e a Ucrânia são duas grandes potências agrícolas, cuja produção é crucial para a segurança alimentar mundial. A invasão russa da Ucrânia e as sanções internacionais contra Moscovo desestabilizaram o abastecimento e os mercados mundiais.

Há várias semanas que as forças armadas ucranianas tentam contrariar o domínio militar da Rússia no Mar Negro.

No sábado, Kiev afirmou ter matado ou ferido vários “comandantes superiores” da marinha russa num ataque na sexta-feira contra o quartel-general da frota russa do Mar Negro em Sebastopol, na Crimeia anexada.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.