[weglot_switcher]

UE corta para 9% tarifa sobre Teslas feitos na China

Bruxelas reforçou hoje que acredita que algumas marcas chinesas receberem alargados subsídios do Estado chinês.
Tesla
REUTERS/Stephen Lam
20 Agosto 2024, 12h30

A União Europeia (UE) anunciou hoje uma redução das tarifas alfandegárias impostas aos Teslas produzidos na China. As tarifas passaram de 21% para 9%, que acrescentam à média de 10% cobrada nos carros importados, revelou hoje a “Reuters”.
Também houve a redução para algumas marcas chinesas, mas ligeira: de 37,6% para 36,3%. Bruxelas reforçou hoje que acredita que algumas marcas chinesas receberem alargados subsídios do Estado chinês.
A marca norte-americana foi uma das empresas que cooperou com a investigação de Bruxelas, que enviou peritos às suas fábricas na China, para analisar os subsídios recebidos, tendo concluído que a companhia recebe menos subsídios face a marcas chinesas.
Bruxelas voltou a defender que as tarifas servem para combater os subsídios que considera ser injustos para as outras companhias, pois permitem às marcas chinesas venderem carros elétricos a preços competitivos na Europa.
Já a BYD vai ser penalizada com uma taxa de 17%, a Geely de 20% e a SAIC com 37%. Estas taxas acumulam sobre a taxa média de 10% sobre carros imprtados.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.