[weglot_switcher]

UE mais perto da imunidade de grupo. 60% dos adultos já estão vacinados contra a Covid-19

Depois de um início moroso e dificultado pela burocracia, a União Europeia regista esta segunda-feira mais de 60% da população completamente vacinada contra a doença causada pelo vírus SARS-CoV-2.
  • Mário Cruz/Lusa
2 Agosto 2021, 16h40

A União Europeia (UE) contabiliza atualmente mais de 60% da população adulta com a vacinação contra a Covid-19 completa. Os dados foram avançados, esta segunda-feira, pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na rede social Twitter.

O valor é avançado dias depois de a responsável ter anunciado que 70% da população adulta já tem a primeira toma da vacina contra o vírus. uma meta definida pelo executivo comunitário que pretende, dessa forma, atingir a imunidade de grupo.

“A União Europeia manteve a sua palavra e cumpri. O nosso objetivo era de ter 70% dos adultos da UE com a primeira dose em julho. Hoje, essa meta foi atingida”, anunciou na mesma plataforma, na passada terça-feira. Na altura, a vacinação completa apenas se registava em 57% dos adultos.

“Estes valores colocam a Europa entre os líderes mundiais. O processo de recuperação do ritmo de vacinação foi muito bem sucedido, mas temos de continuar com os esforços”, apelou fazendo referência ao perigo associado à variante Delta.

Comparativamente aos Estados Unidos, a União Europeia teve dificuldades em atingir um ritmo acelerado da vacinação. Enquanto que fevereiro, 10% norte-americanos já tinham a vacinação completada, essa percentagem só foi atingida em março no bloco europeu. Na altura, o fornecimento de vacinas ainda era limitado e moroso, o que dificultava o acesso a estes fármacos aos 27 Estados-membros.

Em Portugal, mais de 55% da população já está complemente vacinada contra a Covid-19, contra mais de 68% que já recebeu a primeira dose da vacina. Ao todo, já foram administradas mais de 12 milhões de doses dos quatro fármacos aprovados no espaço europeu — Pfizer/BioNTech, Moderna, Johnson & Johnson e Astrazeneca — e estão ser inoculadas 0,87 pessoas por cada 100 mil habitantes, de acordo com os dados do Our World in Data.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.