[weglot_switcher]

UE vai reunir esta semana com os EUA na sequência das multas à Apple e Meta

O bloco europeu quer que os EUA cedam no que diz respeito às tarifas comerciais a aplicar às economias da UE. Nesse sentido, já no passado foram iniciadas conversações, que devem retomar nos próximos dias.
12 Maio 2025, 18h41

Durante esta semana, os representantes da União Europeia vão deslocar-se aos Estados Unidos da América, de forma a negociar as tarifas comerciais impostas pela administração de Donald Trump.

A informação está a ser avançada pela agência espanhola EFE, na sequência de as tecnológicas norte-americanas Apple e Meta serem multadas pela Comissão Europeia, nos valores de 500 e 200 milhões de euros, respetivamente, na semana passada. Em causa está o incumprimento da lei europeia.

Bruxelas quer retomar as negociações entre ambas as partes, na sequência de EUA e China terem chegado a um acordo com a mesma finalidade, durante o fim de semana. As tarifas que haviam sido aplicadas entre as duas maiores economias do mundo foram suspensas pelos próximos 30 dias.

Para tal, Henna Virkunnen, vice presidente executiva da Comissão Europeia em matéria digital vai viajar até solo norte-americano, de forma a prosseguir as negociações que tiveram lugar nas últimas semanas.

A Europa tem um grande défice comercial para com os EUA no que diz respeito ao comércio de bens mas, por outro lado, um amplo superávit no que diz respeito aos serviços.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.