[weglot_switcher]

UEFA pode multar FC Porto em 4,2 milhões caso não cumpra estabilidade financeira

FC Porto SAD apresentou um desvio de 50 milhões face ao limite do regulamento de estabilidade financeira da UEFA, o que levou o organismo a abrir novo procedimento.
6 Julho 2025, 15h28

A UEFA abriu novo procedimento à FC Porto SAD relativamente ao incumprimento dos requisitos estabelecidos no regulamento “Financial Sustainability e caso não sejam corrigidos esses desvios, a SAD portista pode ter de pagar 4,2 milhões de euros, de acordo com informação avançada pela SAD à CMVM este domingo.

A FC Porto SAD revela que o incumprimento do indicador “estabilidade” (football earnings) se deveu ao valor acumulado nos dois últimos exercícios completos referentes às épocas 2022/23 e 2023/24: nessas duas épocas, o clube apresentou um desvio negativo acumulado de 50 milhões de euros face ao limite que está regulamento.

Revela a SAD dos portistas que o Comité de Controlo Financeiro da UEFA deu assim abertura a um procedimento e que foi dada a oportunidade à FC Porto SAD de propor à UEFA medidas corretas “imediatas” e um plano de sustentabilidade financeira de médio prazo que possibilite à SAD dar cumprimento a este indicador já a partir dos resultados totais de 2024/25.

Por fim, o FC Porto indica que a abertura do procedimento é acompanhada de uma multa efetiva de 750 mil euros e que, caso não seja cumprido o indicador de estabilidade de monitorização de 2025/26, a multa passa para 4,2 milhões de euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.