[weglot_switcher]

Última etapa do desconfinamento. Governo decide mudanças esta semana (com áudio)

Reunião do Conselho de Ministros na próxima quinta-feira irá definir as condições em que vai decorrer a terceira e última fase do desconfinamento no país que estava previsto para outubro, mas face ao aumento da população vacinada deverá ser antecipada.
20 Setembro 2021, 10h05

O Governo vai decidir em reunião do Conselho de Ministros na próxima quinta-feira, 23 de setembro, de que forma irá decorrer a terceira e última etapa do desconfinamento em Portugal. Com perto de 85% da população vacinada contra a Covid-19, esta terceira fase que tinha sido definida para outubro deverá no entanto ser antecipada.

As principais alterações nesta última etapa passam pelo funcionamento sem limite máximo de pessoas por grupo em restaurantes, cafés e pastelarias, tanto no interior, como nas esplanadas. Uma medida que se estende também aos estabelecimentos, espetáculos culturais, casamentos e batizados.

Por sua vez, os bares e discotecas já regressar à sua atividade normal, sendo que deverão ser apresentados certificados digitais ou testes negativos à Covid-19.

Outra das prioridades do Executivo para os últimos três meses do ano será a da vacinação da gripe. Contudo, e já sem a task force da vacinação que deverá cessar as suas funções no mês de outubro, caberá ao Ministério da Saúde a coordenação deste processo, sendo apoiado pelas Forças Armadas.

No seu espaço de opinião na “SIC Notícias”, Marques Mendes, deu conta no último domingo, que Portugal é o melhor país entre os 27 da União Europeia (UE), tendo 86,1% da população com pelo menos uma dose e 82,7% totalmente vacinada.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.