João Bento, CEO dos CTT | A+
Deixa o cargo depois de concretizar a revitalização dos CTT. As receitas cresceram a uma taxa anual de 8,5%, o Expresso Encomendas, que o antecessor desprezara olimpicamente, passou a representar 47% das receitas, impulsionado pela aquisição da Caseca e pela parceria com a DHL. Deixa ainda uma aquisição internacional na mira.
Sérgio Ribeiro, CEO Salvador Caetano | A+
Anunciou esta semana a compra do Grupo Cedar (que distribui Renault, Dacia, Nissan, Peugeot, Opel, Mazda, etc.) na Irlanda, aprofundando a dimensão internacional da empresa na área da comercialização de automóveis. Emprega 8900 pessoas em 48 países. Em 2025, terá conseguido resultados agrega dos de cinco mil milhões de euros. O sucesso é evidente.
Joaquim Miranda Sarmento, ministro das Finanças | A-
A economia portuguesa continua a ganhar velocidade. As análises publicadas desde dezembro confirmam as boas perspetivas para 2026, com o PIB a acelerar, bem sustentado num mercado de trabalho robusto e na atividade económica multiplicada pela aplicação do PRR. A procura externa, mais moderada, levanta algumas preocupações e exige atenção.
Alexandra Vilela, presidente do Compete | B-
A presidente do Compete é um achado num país de falinhas mansas. Diz o que pensa e arregaça as mangas. Esta semana deu uma entrevista ao ECO em que assume dificuldades extremas. “Trabalhamos em situações muito precárias em termos de recursos humanos e de capacidade de contratação de recursos informáticos.” O Governo tem de dar resposta.


