“Um café, por favor”. Venda de bebidas ao postigo regressa hoje

Mas não só a restauração vai passar a funcionar a melhor ritmo. No total são 55 estabelecimentos que podem abrir as suas portas aos clientes a partir de hoje, ainda que com as medidas de segurança impostas pela Direção-Geral da Saúde.

Rafael Marchante/Reuters

Vários estabelecimentos que estiveram com os seus serviços reduzidos, e alguns que foram obrigados a fechar portas, vão voltar a servir os seus clientes a partir desta segunda-feira. Volta a ser possível a venda de bebidas aos postigos das pastelarias e restaurantes nacionais com a frequência de quem o pedia ao balcão dos estabelecimentos.

Também as refeições levantadas nos estabelecimentos de restauração vão passar a ser acompanhadas com as respetivas bebidas incluídas no menu a partir desta segunda-feira, sendo também possível pedir uma garrafa de água para levar. A restauração só irá abrir as portas em pleno no próximo dia 19 de abril, recebendo clientes no interior do espaço.

Para além das vendas ao postigo em cafés e restaurantes, no total são 55 estabelecimentos que podem abrir as suas portas aos clientes a partir de hoje, ainda que com as medidas de segurança impostas pela Direção-Geral da Saúde.

Também cabeleireiros, barbeiros, salões de estética e institutos de beleza podem abrir as suas portas esta segunda-feira, mas têm de se reger pelo sistema de marcação prévia. Ou seja, os clientes têm de combinar com os serviços a data e hora mais conveniente para serem atendidos, de forma a evitar contactos desnecessários com terceiros.

Após dois meses encerrados, os estúdios de tatuagens e de bodypiercing estão autorizados a abrir e receber clientes, ainda que seguindo o mesmo método da marcação prévia.

Também os estabelecimentos de comércio de livros vão reabrir esta segunda-feira, depois de no início do mês ter sido autorizada a venda de livros nas grandes superfícies comerciais. A partir de hoje, as livrarias e lojas com suportes musicais podem voltar a receber clientes dentro dos seus estabelecimentos, em vez de vendas ao postigo e de envios ao domicílio.

Recomendadas

Professores e pessoal não docente do ensino superior podem fazer dose de reforço este fim de semana

Segundo a Direção-Geral da Saúde, a comunidade académica poderá deslocar-se este sábado e domingo aos Centros de Vacinação, para ser vacinada em modalidade de Casa Aberta com senha digital.

Portugal regista 33 mortos por Covid-19 nas últimas 24 horas e 1.733 internados

Segundo o boletim epidemiológico divulgado este sábado, 15 de janeiro, Portugal regista hoje mais 38.136 novos casos de infeções do que ontem.

Centro de vacinação na FIL, em Lisboa, recebe centenas de membros de mesas de voto

Pedro Faustino, enfermeiro-chefe a tranalhar no local, disse à agência Lusa que a vacinação dos membros das mesas de voto “não é exclusiva” e que decorre ainda a modalidade da Casa Aberta. “Sabemos que eram sensivelmente 3.000 pessoas em Lisboa, mas algumas já tinham a dose de reforço, e penso que, se não me engano, são cerca de 400 agendamentos para o dia de hoje”, referiu.
Comentários