A Comissão Europeia lembrou que faltam menos de 100 dias para a entrada em vigor de uma regra que obrigou uma grande tecnológica a mudar: um carregador único para todos, o USB-C.
“Um carregador para os governar a todos”, escreve a Comissão Europeia nas suas redes sociais, lembrando que a regra aplicada aos 27 Estados-membros entra em vigor a 28 de dezembro.
“A partir de 28 de dezembro, todos os novos equipamentos elétricos vendidos na União Europeia vão ser obrigados a usar um carregador USB-C”, adianta a entidade liderada por Ursula von der Leyen.
Esta foi uma regra imposta pela Comissão, que já data de outubro de 2022, vem no seguimento da Diretiva de Equipamentos, sendo que se insere na promoção da redução dos equipamentos e lixo eletrónico.
Numa explicação então publicada, a instituição adianta que está a “promover soluções que favoreçam a inovação tecnológica no carregamento de dispositivos eletrónicos, evitando simultaneamente a fragmentação do mercado”. Como “a abordagem voluntária não correspondeu às expectativas dos consumidores, do Parlamento Europeu ou da Comissão, apresentámos uma abordagem legislativa”.
Agora, o carregador único – conhecido por tipo C – vai “melhorar a conveniência dos consumidores, reduzir a pegada ambiental associada à produção e descarte de carregadores”. A regra é aplicável a todos os telemóveis, tablets, câmaras digitais, auscultadores, teclados e e-readers.
A mesma regra vai ser aplicada aos computadores portáteis a partir de 28 de abril de 2026. Foi aqui que a Apple se adiantou, utilizando estes carregadores nos seus MacBooks.
A Comissão Europeia obrigou a Apple a abandonar o carregador Lightning, utilizado desde o seu lançamento e que a demarcava do restante mercado, com a aplicação desta regra. A marca da maçã adotou então este tipo de carregador aquando do lançamento do iPhone 15, em setembro do ano passado.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com