Numa nota divulgada na página oficial da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa “destacou os esforços incansáveis de Jimmy Carter na promoção dos direitos humanos e da paz na cena internacional, temas a que dedicou parte significativa da sua vida após a conclusão da sua presidência e nos anos finais da sua vida”. O Presidente português referiu ainda “o apoio simbólico de Jimmy Carter, e da sua administração, à consolidação democrática em Portugal”.
Donald Trump, Presidente eleito dos Estados Unidos, reagiu considerando que o antecessor “fez de tudo o que estava ao seu alcance para melhorar a vida de todos os americanos” e que “os desafios que enfrentou como presidente surgiram num momento crucial para o país”.
Também Joe Biden, Presidente dos Estados Unidos da América, recordou o antigo governante como “um homem de princípios, de fé e de humildade”. “A América e o mundo perderam um extraordinário líder, estadista e humanitário”, reagiu.
“O Presidente Carter ensinou-nos a todos o que significa viver uma vida de graça, dignidade, justiça e serviço. “Michelle e eu enviamos os nossos pensamentos e orações à família Carter e a todos os que amaram e aprenderam com este homem extraordinário”, escreveu Obama na rede social X. “Hillary e eu lamentamos o falecimento do Presidente Jimmy Carter e damos graças pela sua longa e boa vida”, acrescentou o antigo presidente, Bill Clinton, num comunicado divulgado nas redes sociais.
António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, afirmou que Carter “será recordado pela solidariedade para com os mais fracos e pela sua fé infatigável no bem comum e na nossa humanidade partilhada, o que permitirá que o seu legado como campeão dos direitos humanos continue vivo”.
Já Zelensky escreveu na rede social X que apreciou “o seu compromisso inabalável com a fé cristã e os valores democráticos, bem como o seu apoio inabalável à Ucrânia face à agressão injustificada da Rússia”. James E. “Chip” Carter III, filho do antigo presidente, num comunicado divulgado pelo Carter Center, sublinhou: “O meu pai foi um herói, não só para mim, mas para todos os que acreditam na paz, nos direitos humanos e no amor altruísta”.
We express our heartfelt condolences to the American people and to the family of former U.S. President Jimmy Carter on his passing. He was a leader who served during a time when Ukraine was not yet independent, yet his heart stood firmly with us in our ongoing fight for freedom.…
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) December 30, 2024
Também a China expressou as suas “profundas condolências” na sequência da morte do antigo Presidente dos Estados Unidos. “Jimmy Carter deu uma contribuição significativa para o desenvolvimento das relações sino – norte – americanas e para a promoção de intercâmbios amigáveis e da cooperação entre as duas nações, que muito apreciamos”, recordou Mao Ning, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, em conferência de imprensa.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com