PremiumUm quinto dos cargos de administração nas cotadas são em acumulação

28 administradores acumulam cargos em várias empresas cotadas na bolsa de Lisboa. A acumulação é permitida pelas regras de mercado e aponta para a transversalidade de alguns grupos económicos em Portugal, que são acionistas em várias empresas. Associação de pequenos acionistas defende que administradores executivos não devem acumular cargos fora do seu grupo empresarial.

Quase um quinto dos cargos de administração nas empresas cotadas em Portugal são em acumulação. Um total de 28 administradores ocupam 67 cargos num universo de 370 cotadas em Portugal. Estes gestores ocupam posições executivas e não executivas em mais de 50% das empresas que negoceiam na Euronext Lisbon: em 20 das 38 companhias nos dois índices acionistas portugueses.

Estes valores contrastam com os revelados no último estudo feito em Portugal sobre a acumulação de cargos. Num relatório relativo a 2014, mas publicado em março de 2016, a CMVM revelou que em “apenas 20 dos 422 cargos nos órgãos de administração eram ocupados por administradores que não exerciam funções em mais nenhuma sociedade”. Ou seja, cerca de 95% dos administradores de empresas cotadas em 2014 ocupava funções noutras empresas.

Uma explicação para a percentagem mais baixa apurada pelo Jornal Económico (JE) é que esta análise só se debruçou sobre a acumulação de cargos nas cotadas, deixando de fora empresas exteriores à bolsa de Lisboa.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

PremiumCP recebe jackpot: ‘Museu de velharias’ vai acabar de vez?

A grande dúvida manifestada pelos especialistas em ferrovia é se a promessa de compra dos novos 129 comboios para a CP será concretizada durante os próximos 10 anos. A situação da frota da empresa é insustentável, com um parque de comboios a cair de velhos, cheios de ‘remendos’ em cima de ‘remendos’.

PremiumRobert Wilson e Paul Milgrom: Os economistas que arrebataram o Nobel através de leilões

Desta vez, a Academia Real Sueca não pode ser criticada por privilegiar a teoria. Atribuiu o Nobel da Economia a dois americanos que estudam a forma de melhorar um processo que afeta a compra e venda de milhares de produtos e serviços à volta do mundo: os leilões.

PremiumPetcare: O melhor do mercado para o melhor amigo dos humanos

Os animais de estimação ganharam ainda mais espaço durante o confinamento a que a pandemia de Covid-19 obrigou, tornando-se companheiros de vida e de trabalho. Quer sejam cães, gatos, tartarugas ou periquitos, todos os animais ocupam uma parte do coração dos seus donos, que lhes querem oferecer o que o mercado tem de melhor.
Comentários