[weglot_switcher]

Uma dezena de presidentes de câmara da Catalunha visitaram norte de Portugal

As presidentes da Associação Catalã de Municípios e da Associação Nacional de Municípios Portugueses assinaram um acordo conjunto no âmbito da economia circular.
14 Novembro 2024, 16h44

Uma comitiva da Associação Catalã de Municípios (ACM) realiza uma visita ao norte de Portugal subordinada ao tema `Boas práticas sobre economia circular´. A Delegação do Governo da Catalunha em Portugal organizou, em conjunto com a ACM, a missão de dez presidentes de câmara catalães às cidades do Porto, Matosinhos, Guimarães e Viana do Castelo

“Conhecer diversos projetos de economia circular no terreno e trocar boas práticas em matéria de sustentabilidade e meio ambiente”. Com este objetivo, refere fonte da organização ao JE, dez autarcas chegaram esta semana ao Norte de Portugal. Recebidos pelos vários presidentes de câmara, os representantes do mundo local catalão “visitaram os municípios do Porto, Matosinhos, Guimarães e Viana do Castelo, onde lhes foram apresentados os diversos projetos que as câmaras municipais têm implementado em áreas como a gestão de resíduos e a preservação dos ecossistemas marinhos”.

O Delegado do Governo da Catalunha em Portugal, Rui Reis, acompanhou a comitiva liderada pela Presidente da ACM, Meritxell Budó, formada pelos presidentes de câmara de La Garriga, Molins de Rei, Sant Climent de Llobregat, Navarcles, Rialp, Sort, Portbou, Montmeló, Vic e Santa Maria de Palautordera.

No âmbito da visita, os municípios catalães e portugueses chegaram a um acordo: trata-se do compromisso adquirido entre as presidentes da ACM e da Associação Nacional de Municípios Portugueses, a também presidente da câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro. Com a Declaração de Matosinhos, as associações municipalistas da Catalunha e de Portugal reafirmam o seu compromisso com políticas que promovam a economia circular.

Do Norte de Portugal, o delegado Rui Reis destacou o compromisso do Governo com a projeção europeia e internacional do poder local, sublinhado pelo Conseller da União Europeia e da Ação Externa, Jaume Duch, no Parlamento: “Na tarefa de acompanhar os municípios para compreender a UE como um espaço comum de aprendizagens partilhadas, impulsionamos visitas institucionais como esta para que o poder local conheça em primeira mão projetos de sucesso no espaço europeu”.

O mesmo Conseller Duch também destacou, na sua intervenção parlamentar, o papel da Associação Catalã de Municípios e da Federação de Municípios da Catalunha como atores principais no reforço da dimensão europeia do mundo local: “Têm um papel ativo em fazer valer as contribuições do mundo local”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.