[weglot_switcher]

UMinho vai celebrar a ciência e inovação ao longo de quatro dias

A Universidade do Minho dá a conhecer, de terça, 11, a sexta, 14, o melhor da investigação e inovação desenvolvidas na instituição e promove o diálogo entre academia, indústria e sociedade.
11 Novembro 2025, 10h05

A Universidade do Minho (UMinho) dá a conhecer o melhor da investigação e inovação desenvolvidas na instituição e promove o diálogo entre academia, indústria e sociedade de hoje, 11, até sexta-feira.

UMinho Research and Innovation Open Days realiza-se no campus de Gualtar, em Braga, e compreende 11 sessões, desde apresentações de estudantes de mestrado, doutoramento e investigadores em início de carreira, a divulgação de projetos de investigação internacionais liderados por investigadores da UMinho, quatro mesas-redondas com especialistas nacionais e internacionais sobre os desafios atuais e futuros da investigação e inovação, e cinco workshops temáticos abertos à comunidade.

As mesas-redondas e sessões abertas organizadas para esta segunda edição da iniciativa contam com a presença de especialistas de empresas, instituições públicas e universidades nacionais e internacionais, e foram pensadas pela organização para promover o diálogo interdisciplinar, a partilha de experiências e o fortalecimento de pontes entre ciência, inovação e políticas públicas. 

A sessão de abertura esta terça-feira, 11, é presidida por Sandra Paiva, vice-reitora para a Investigação e Inovação, seguindo-se a mesa-redonda Digital Transformation and Collaborative Innovation: Connecting Academia and Industry, com representantes da indústria, da COTEC e da Agência Nacional de Inovação. Nos dias que se seguem haverá espaço para apresentações de trabalhos em comunicações orais, mostras de projetos, workshops, painéis de discussão sobre o trabalho desenvolvido, a cultura científica, as carreiras dos investigadores, segurança e liderança académica na UMinho, assim como um debate em torno do futuro da ciência.

O evento termina sexta-feira, 14, com a mesa-redonda New Global Challenges and Opportunities in Research and Innovation: Strengthening Cooperation and Science Diplomacy, que contará com representantes do COMPETE2030, da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR e da CCDR-Norte. A sessão de encerramento, às 18 horas, é presidida por Rui Vieira de Castro, reitor da UMinho, e contará ainda com a presença de Sandra Paiva.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.