A Under Armour vê o seu escândalo financeiro chegar ao fim. A empresa norte-americana de moda e equipamentos desportivos chegou a um acordo com o regulador do mercado de ações norte-americano (SEC – sigla em inglês) para resolver a investigação sobre as práticas ilegais do grupo, que em 2019 foi acusado de inflacionar os resultados entre o terceiro trimestre de 2016 e 31 de dezembro do mesmo ano.
O grupo vai pagar uma multa no valor de nove milhões de dólares (7,4 milhões de euros), “além de outros termos não monetários”, conforme explica a empresa em comunicado. A Under Armour, que no mesmo dia em que começou a investigação caiu até 19% na bolsa, “não admitiu nem negou as acusações da SEC”.
O acordo alcançado com o órgão regulador “resolve todas as reivindicações pendentes, e a equipa do SEC confirmou que não tem intenção de recomendar a adoção de qualquer ação contra o presidente executivo, CFO ou qualquer outro membro da administração em relação a esta investigação”, o grupo concluiu.
No ano passado, o SEC enviou notificações à Well – cartas anunciando que pretendia entrar com uma ação legal – a Kevin Plank, fundador e CEO da empresa, e David Bergman, diretor financeiro, conforme recorda o portal “Palco 23”.
A Under Armour envolveu-se no escândalo quando o SEC abriu uma investigação contra o grupo, argumentando que teria adiantado parte das vendas na sua contabilidade para cumprir as metas de receitas. O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DoJ) também esteve envolvido na investigação, embora o grupo não tenha recebido mais nenhum pedido de informações desde o segundo trimestre de 2020.
Após o escândalo, Kevin Plank deixou o cargo de presidente executivo para promovê-lo a CEO e diretor de marca. Além disso, a Under Armour nomeou Aditya Maheshwari como o novo responsável pela contabilidade, no início do ano passado, com o objetivo de trabalhar em estreita colaboração com os dois órgãos dos EUA para fornecer informações relevantes sobre as contas do grupo.
A Under Armour encerrou o ano fiscal de 2020 com uma queda de 15% na receita, para 4,4 mil milhões de dólares (3,6 mil milhões de euros), em comparação com os 5,2 mil milhões de dólares (4,3 mil milhões de euros) registados no ano anterior. A empresa reduziu as suas vendas em todos os canais, exceto no comércio eletrónico e categorias.
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