União Europeia dá 191 milhões para inovação, incluindo seis projetos com participação portuguesa

O Conselho Europeu de Inovação atribuiu 191 milhões de euros a 58 projetos de inovação, seis dos quais têm participação portuguesa em áreas que vão da eficiência energética à medicina.

Copyright: European Union

A iniciativa Pathfinder, financiada pelo programa de inovação europeu Horizonte 2020 teve este ano a maior dotação de sempre e um número recorde de candidaturas (902), afirma a representação em Portugal da Comissão Europeia num comunicado.

“Entre as ideias apoiadas nesta ronda contam-se um conceito radicalmente novo para a conversão de calor residual em eletricidade e outro de robôs comestíveis e alimentos robotizados que podem proporcionar nutrição vital a humanos e animais em situações de emergência”, destaca.

Dos 58 projetos apoiados, seis têm parcerias com entidades portuguesas: Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia de Braga, as empresas Rubynanomed, também de Braga, a empresa 4YEC, Universidade de Aveiro, Instituto Superior Técnico e a empresa de Aveiro JFCC- Biosolutions.

A maior parte dos projetos apoiados vem de Alemanha, Itália, Espanha, França e Suíça. Quase um terço são liderados por mulheres investigadoras e um quarto considera-se alinhado com os objetivos do Pacto Ecológico Europeu.

Recomendadas

Corte nas reformas antecipadas aumenta para 15,5% em 2021

De acordo com o Instituto Nacional de Estatísticas (INE), no triénio 2018-2020 a estimativa provisória da esperança de vida aos 65 anos “foi de 19,69 anos”.

Novo Banco: Costa critica partidos que aprovam “medidas que podem ameaçar a credibilidade internacional” do país

“Quero agradecer a todos aqueles que não desertaram”, disse hoje o primeiro-ministro elogiando o PAN, PCP, PEV, Joacine Katar Moreira e Cristina Rodrigues por se terem abstido na votação do OE 2021.

Costa diz que Orçamento reforça o SNS, o apoio às famílias e às empresas

O primeiro-ministro reagiu hoje à aprovação do Orçamento do Estado para 2021 pelo Parlamento.
Comentários