A Comissão Europeia apresentou nesta terça-feira, um plano numa tentativa de assumir a liderança no mundo virtual, metaverso, e impedir que a ‘Big Tech’ domine uma esfera nascente que poderá impulsionar o crescimento económico, segundo a “Reuters”.
A iniciativa da União Europeia (UE) ocorre enquanto as proprietárias do Facebook, Microsoft e Apple trabalham em produtos ou serviços de metaverso, o que está a criar preocupações de que as empresas possam obter uma vantagem injusta sobre rivais menores.
O executivo da UE afirmou que a iniciativa visa refletir os valores e direitos fundamentais da UE e criar um metaverso aberto e interoperável, uma área onde se estima que tenha um mercado global que excederá os 800 mil milhões de euros até 2030.
O esquema inclui reunir criadores, empresas de mídia e outros para criar um ecossistema industrial estabelecendo Sandbox regulatórios, um ambiente experimental que permite a testagem de novidades dentro de um conjunto de regras que não atinge o sistema regulatório já existente, para as ajudar as empresas a testar o metaverso.
Margrethe Vestager, comissária da UE, afirma que “precisamos de ter as pessoas no centro e moldá-las de acordo com os nossos direitos e princípios digitais da UE, para lidar com os riscos relacionados com a privacidade ou desinformação”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com