[weglot_switcher]

União Europeia e FMI reforçam parceria na sustentabilidade

“A União Europeia e o FMI são fortes parceiros. Queremos, em conjunto, encontrar soluções para os problemas globais, nomeadamente em África”, refere a Comissão Europeia.
28 Janeiro 2020, 17h45

A Comissão Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciaram esta terça-feira que as presidentes das duas instituições, Ursula von der Leyen e Kristalina Georgieva, concluíram um novo acordo de parceria de estrutura financeira para melhorar a cooperação na área da sustentabilidade ambiental.

O objetivo é, por exemplo, ajudar os países a cumprir os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). “A União Europeia e o FMI são fortes parceiros. Queremos, em conjunto, encontrar soluções para os problemas globais, nomeadamente em África. Vai-nos ajudar a focar nas alterações climáticas e nos desafios digitais”, afirmou a presidente da Comissão Europeia, em comunicado.

Segundo a informação divulgada pelas entidades, esta aliança vai “fortalecer, simplificar e acelerar” a conclusão de acordos contratuais relacionados com atividades conjuntas que são desenvolvidas em prol da boa governance económica, da gestão das finanças públicas ou do cumprimento da agenda de ODS das Nações Unidas para 2030, por exemplo.

Este acordo substitui o que foi assinado em 2017 e torna a União Europeia (UE) no maior auxiliar externo para a capacidade de desenvolvimento do FMI – i.e. está envolvida em projetos bilaterais ou nos centros de assistência técnica regionais do FMI.

“Valorizamos a liderança da EU no desenvolvimento sustentável para todos. Temos um histórico de trabalho conjunto na construção de instituições económicas fortes para melhorar a performance económica e os modos de vida das pessoas nos nossos países parceiros. Este acordo irá aprofundar a nossa colaboração e ajudar-nos a fazer mais juntas”, referiu Kristalina Georgieva , citada no mesmo documento.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.