[weglot_switcher]

Unicórnio Sword Health participa em iniciativa europeia para desbloquear IA

A Sword Health assinou a EU AI Champions para ajudar a posicionar a Europa como um centro para impulsionar ferramentas de Inteligência Artificial.
Sword Health
10 Fevereiro 2025, 16h33

A Sword Health juntou-se a um conjunto de empresas para desbloquear todo o potencial que Inteligência Artificial (IA) pode ter na Europa, sendo a única empresa portuguesa a integrar o grupo empresarial.

A “EU AI Champions Iniciative”, anunciada esta segunda-feira na Cimeira de Ação sobre Inteligência Artificial, que acontece até terça-feira, 12 de fevereiro, em Paris, conta com empresas como a francesa Mistral AI, a Mercedes-Benz, a SAP e o Spotify, e quer impulsionar o desenvolvimento de tecnologias de IA e a sua aplicação a todo o contexto europeu e global.

“O ‘EU AI Champions’ é uma iniciativa muito importante para que a Europa possa mudar o seu estado atual de letargia em inovação e consiga acelerar o impacto que a IA pode ter na sociedade e na qualidade de vida de todos os europeus. Juntamente com 60 das maiores empresas europeias, a Sword Health pretende fazer parte da solução com o seu conhecimento e experiência neste espaço”, aponta Virgílio Bento, CEO e fundador da Sword Health, citado em comunicado.

Esta iniciativa empresarial prevê a colaboração com a Comissão Europeia e com os governos dos Estados-membros, com o objetivo de criar um quadro regulatório simplificado, que permita a inovação local e liderança global.

“A Europa tem todos os elementos essenciais para uma infraestrutura de IA resiliente e competitiva: talento, capital e uma forte base industrial. Com o compromisso de mais de 60 empresas líderes europeias, devemos canalizar esses recursos para criar um ciclo virtuoso entre tecnologia, capital e política”, afirma Jeannette zu Fürstenberg, Managing Director e Head of Europe na General Catalyst, que coordena os trabalhos da “EU AI Champions Iniciative”.

Esta iniciativa quer ainda que a Europa crie um ambiente regulatório transparente e competitivo para conseguir mais investimentos, tanto que mais de 20 investidores internacionais de renome, onde se encontram nomes como Balderton, Blackstone, CVC, DST Global, EQT, General Catalyst, Insight, KKR, Lightspeed e Warburg Pincus, estão prontos para investir 150 mil milhões de euros em oportunidades de IA na Europa nos próximos cinco anos.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.