A empresa nacional Uniksystem criou um «sistema biométrico» para a «deteção de febre à distância» que chega numa altura em que o país está prestes a levantar algumas restrições para relançar a atividade económica.
O Unik Facial Recognition é uma plataforma de controlo de acessos à distância que possibilita um «rápido e preciso rastreio de febre apenas através do reconhecimento facial, garantindo a fluidez da entrada e saída de pessoas».
Esta pode ser uma forma de detetar rapidamente se uma pessoa tem um dos principais sintomas da CovidD19 e, segundo a empresa, pode ser usada em «escolas e universidades, serviços públicos, linhas de produção industriais, escritórios, hospitais, lojas e supermercados, aeroportos, entre outros».
A medição da temperatura por reconhecimento facial com este sistema dura apenas «dois segundos» e pode ser feita em até «cinco pessoas em simultâneo», a uma distância de «dois metros». Sempre que o Unik Facial Recognition reconhecer febre, emite um alerta.
«Caso uma temperatura mais elevada seja detetada, o sistema acciona um alarme ou poderá mesmo negar a entrada da pessoa em questão, estando integrado com um sistema automatizado de controlo de acessos», diz Jorge Pereira, CEO da Uniksystem.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com