Universidade da Madeira assina protocolo com o Instituto Superior Técnico

Este protocolo vai permitir que a Universidade da Madeira tenha um pólo, que vai ficar situado no departamento de Física, do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear.

Campus da Universidade da Madeira, Penteada, Funchal

Este protocolo é assinado amanhã e visa a criação de um pólo do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN) na Universidade da Madeira (UMa).

O IPFN vai ficar instalado no departamento de Física da UMa e contará com nove investigadores. Esta unidade de investigação terá autonomia financeira e científica.

Uma das funções do IPFN vai passar pela “teoria e modelização numérica da interação entre plasmas de alta pressão e superfícies”.

Nesta assinatura do protocolo vai estar presente o Reitor da UMa, José Carmo, o Presidente do instituto superior técnico , Arlindo Oliveira, e o Presidente do IPFN, Bruno Gonçalves.

Recomendadas

Madeira concede mais 479,2 mil euros a instituições de ensino particulares

Do total de 479,2 mil euros de adenda aos contratos, 424,9 mil destinam-se a encargos com pessoal e 54,3 mil são para pagamento de mensalidades das famílias que sofreram alterações de rendimento. 

Madeira: Representante da República promulga quatro decretos legislativos

Entre os decretos legislativos promulgados está o que adapta à RAM o Decreto-Lei n.º 17/2018, de 8 de março, que estabelece o regime de acesso e de exercício da atividade das agências de viagens e turismo e transpôs a Diretiva (UE) 2015/2302.

Madeira encaminha 600 utentes por ano para hospitais no continente

Pedro Ramos afirmou que o “grande objetivo” é reduzir gradualmente a transferência de doentes para o continente, mas reconhece que algumas áreas e especialidades ainda são deficitárias na região.
Comentários