Universidade da Madeira assina protocolo com o Instituto Superior Técnico

Este protocolo vai permitir que a Universidade da Madeira tenha um pólo, que vai ficar situado no departamento de Física, do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear.

Campus da Universidade da Madeira, Penteada, Funchal

Este protocolo é assinado amanhã e visa a criação de um pólo do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN) na Universidade da Madeira (UMa).

O IPFN vai ficar instalado no departamento de Física da UMa e contará com nove investigadores. Esta unidade de investigação terá autonomia financeira e científica.

Uma das funções do IPFN vai passar pela “teoria e modelização numérica da interação entre plasmas de alta pressão e superfícies”.

Nesta assinatura do protocolo vai estar presente o Reitor da UMa, José Carmo, o Presidente do instituto superior técnico , Arlindo Oliveira, e o Presidente do IPFN, Bruno Gonçalves.

Recomendadas

Olavo Câmara afirma que Orçamento do Estado é bom para a Madeira e “dá baile à direita”

O parlamentar madeirense destacou o facto de o Orçamento garantir o novo Hospital da Madeira como Projeto de Interesse Comum e de assegurar o seu cofinanciamento em 50% por parte do Estado, assim como salientou que está garantida a transferência de 220 milhões de euros do Orçamento do Estado para a Região.

Madeira está a preparar-se para eventual surto de coronavírus, garante Iasaúde

O presidente do Iasaude diz que a Madeira vai “criar condições nos diferentes setores”, mas que continua a achar que, neste momento, “a probabilidade é muito reduzida de ter um surto na região”.

Madeira: Sidraria do Santo da Serra inaugurada amanhã

Oportunamente, o projeto será complementado com uma Sidraria Central, a instalar na ex-Biofábrica, na Camacha, que, para além de conferir o necessário apoio laboratorial às sidrarias locais, vai dispor de equipamento mais evoluído para produzir sidras naturais mais elaboradas (método “charmat” para sidra gaseificada e método “champanhês” para produzir sidra espumante).
Comentários