Universidades: Estes são os 10 cursos com as notas de entrada mais elevadas

A Universidade do Porto é a instituição de ensino superior com mais cursos com a nota de entrada mais elevada, seguida pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. A Universidade do Minho também marca presença. Saiba quais são os cursos com as notas mais elevadas em Portugal.

O período de candidaturas ao ensino superior arrancou esta quarta-feira e vai prolongar-se durante três semanas até 6 de agosto. Em todo o país existem um total de 51.568 vagas para preencher no ensino superior público, mais oito face ao ano lectivo anterior.

A candidatura tem de ser apresentada através do sítio da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).

O curso com a nota mais elevada é o de Engenharia Física Tecnológica no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. O último colocado a entrar na primeira fase em 2018 teve uma nota de 18,9 valores, segundo os dados do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior divulgados esta quarta-feira, 17 de julho.

É de destacar que os valores deste ranking dizem apenas respeito às notas do último colocado na primeira fase do ano lectivo anterior. Em muitos cursos, as notas sobem na segunda fase de acesso ao ensino superior.

Neste ranking das notas de entrada mais elevadas, o valor mais baixo registado em 2018 foi de 18,0 valores, no curso de Línguas e Relações Internacionais na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

O curso com o maior número de vagas é o de medicina na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, com 245 vagas. Já o curso com menos vagas é o de Matemática Aplicada e Computação no Instituto Superior Técnico.

Neste top 10, a Universidade do Porto é a instituição com mais cursos representados: Bioengenharia e Engenharia e Gestão Industrial na Faculdade de Engenharia; Medicina na Faculdade de Medicina e no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar; e Línguas e Relações Internacionais na Faculdade de Letras.

O Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa é a segunda instituição mais representada com uma licenciatura (Matemática Aplicada e Computação), e três mestrados integrados (Engenharia Aeroespacial, Engenharia Biomédica, Engenharia Física Tecnológica).

Já a Universidade do Minho integra este ranking com o mestrado integrado em Medicina.

Em termos de cursos, Medicina é o que surge mais vezes neste ranking: Faculdade de Medicina e Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto e Universidade do Minho.

Candidaturas ao ensino superior arrancam hoje. Saiba quantas vagas há por instituição

Ler mais
Relacionadas

Candidaturas ao ensino superior arrancam hoje. Saiba quantas vagas há por instituição

Existem um total de 51.568 vagas para preencher no ensino superior público em todo o país. Saiba quantas vagas existem por instituição.
Recomendadas

Isabel dos Santos: “Em nenhuma parte destes documentos foi demonstrado qualquer comportamento ilegal da minha parte”

Isabel dos Santos enviou um comunicado às redações acusando o Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ) de não ter provas contra ela e voltou a afirmar que esta campanha “é puramente política”.

Portugal continua de “braços abertos” e “olhos fechados”, diz ONG sobre “Luanda Leaks”

“Ao longo dos anos mais recentes, vários países e empresas, nomeadamente bancos e algumas consultoras internacionais, começaram, embora tardiamente, a cortar laços com Isabel dos Santos por causa do avolumar de suspeitas, mas em Portugal isso não aconteceu”, disse João Paulo Batalha da ONG Transparência e Integridade.

“Blue Monday”. Será o dia mais triste do ano um esquema de marketing?

A “Blue Monday” é o dia mais triste do ano e comemora-se na terceira segunda-feira de janeiro. O fim da época natalícia, o tempo frio que se faz sentir e todo um novo ano que está pela frente são alguns dos fatores que fazem deste o dia mais triste do ano. A acreditar nos especialistas de marketing, claro.
Comentários