[weglot_switcher]

UPS: investimento da multinacional mostra “confiança no futuro económico de Portugal”

Paco Conejo, diretor do UPS Cluster para os Países do Sul da Europa, explica que a operação do grupo em Portugal continua a ser estratégica e passa pelo seu desenvolvimento contínuo.
14 Maio 2025, 07h00

Investir em tecnologias inovadoras e expandir os serviços para proporcionar uma maior transparência e eficiência no transporte marítimo internacional é o objetivo da United Parcel Service (UPS), uma das maiores empresas de logística do mundo, que distribui global e diariamente mais de 14 milhões de encomendas. O objetivo é tornar o comércio global o mais simples e direto possível, “ajudando empresas e consumidores a navegar pelas complexidades do mercado internacional com confiança”, refere em entrevista Paco Conejo.

Qual a dimensão da operação em Portugal em termos de volume de negócios, número de colaboradores e pontos logísticos?

Desde 1993, a UPS Portugal tem estado empenhada em crescer e procurar acompanhar as tendências de exportação e importação do país. As nossas operações em Portugal são extensas e estrategicamente concebidas para satisfazer as necessidades logísticas das empresas em todo o país.

Atualmente, a UPS Portugal gere três centros operacionais de Pequenas Encomendas e um centro de Supply Chain Solutions com 17 mil m² de espaço de armazém. Temos também um Brokerage Business Center, que serve tanto Portugal como Espanha, e mais de 900 UPS Access Points, assegurando aos nossos clientes uma cobertura abrangente e acessibilidade.

A nossa equipa é composta por 320 profissionais especializados, conhecidos como UPSers, que são parte integrante das nossas operações e que trabalham diligentemente para garantir que as entregas se realizem de forma eficiente e fiável. Além disso, a nossa rede logística é apoiada pelos nossos parceiros e por uma frota de 255 veículos subcontratados, o que nos permite manter elevados padrões de serviço. O nosso objetivo continua a ser o de fornecer soluções logísticas fiáveis e eficientes para apoiar o crescimento e o sucesso das empresas em Portugal.

A abertura da operação em Leiria significa que estão a crescer em Portugal?

A abertura do hub de Leiria significa, de facto, um crescimento e expansão da UPS em Portugal. Esta inauguração surge na sequência de outro grande investimento, o nosso Brokerage Business Center, sublinhando a nossa confiança no futuro económico de Portugal e o nosso compromisso em apoiar as empresas a navegar pelas complexidades do comércio internacional.

A localização estratégica do novo hub em Leiria permite-nos servir melhor as empresas do centro de Portugal, uma região fabril decisiva. Potencia ainda as nossas ligações logísticas com toda a Península Ibérica, permitindo-nos prestar serviços mais eficientes e fiáveis aos nossos clientes. Esta expansão é um sinal do nosso investimento contínuo em infraestruturas para responder às crescentes exigências do mercado e apoiar o desenvolvimento económico da região.

Que outros projetos de investimento está a considerar num futuro próximo?

A UPS Portugal dedica-se à inovação contínua e à criação de soluções que simplificam todas as etapas do percurso do cliente. Entendemos que as cadeias de abastecimento dos clientes são inerentemente complexas, envolvendo várias etapas, do pré-envio ao envio, despacho, desalfandegamento, entrega e faturação. O nosso objetivo é agilizar esses processos através daquilo a que chamamos “orquestração”, que nos permite transformar os modos de transporte de forma fácil e rápida no dia a dia.

Uma das nossas recentes inovações é o UPS Global Checkout. O atual mercado de comércio global é complexo e está em constante evolução, com desafios como diferentes regulamentações internacionais de transporte, taxas, impostos e tarifas. O UPS Global Checkout aborda esses problemas fornecendo informações iniciais sobre taxas e impostos a compradores online em todo o mundo, eliminando custos inesperados na entrega. Este serviço garante que todos os direitos aduaneiros, impostos e taxas são pagos no checkout, adaptando-se às mudanças nas leis fiscais internacionais quase em tempo real.

Com os olhos postos no futuro, a UPS está empenhada em melhorar ainda mais as suas soluções de comércio global. Vamos continuar a investir em tecnologias inovadoras e a expandir os nossos serviços para proporcionar uma maior transparência e eficiência no transporte marítimo internacional. O nosso objetivo é tornar o comércio global o mais simples e direto possível, ajudando empresas e consumidores a navegar pelas complexidades do mercado internacional com confiança.

A operação em Portugal está a crescer?

Sim, as nossas operações em Portugal estão, de facto, a crescer, impulsionadas pelo crescente volume de exportações e importações. Por exemplo, o nosso Brokerage Business Center, que abriu em 2021 com 23 colaboradores, expandiu-se agora para 150 colaboradores especializados no apoio a Portugal e Espanha.

Este crescimento reflete as tendências mais gerais da economia portuguesa, tendo as exportações e importações portuguesas aumentado 11,7% e 8,4%, respetivamente, em janeiro de 2025, de acordo com o INE.

Existem oportunidades de exportação consideráveis para as empresas portuguesas, incluindo as pequenas e médias empresas (PME), tanto nos mercados tradicionais como nos emergentes. O nosso compromisso em apoiar este crescimento é inabalável. Continuamos a investir nas nossas infraestruturas e serviços para garantir que podemos atender às necessidades em constante mudança dos nossos clientes e ajudá-los a capitalizar essas oportunidades.

Como comenta a política tarifária de Donald Trump – o presidente do país de origem da UPS – e que impacto poderá ter nas suas operações em Portugal, na Península Ibérica e na Europa?

A UPS está ao serviço de clientes em todo o mundo, e a nossa rede flexível está bem posicionada para ajudar a navegar pelas mudanças nas políticas comerciais, incluindo as tarifas. Embora as mudanças nas políticas tarifárias, como as que ocorreram durante a atual presidência de Donald Trump, possam afetar o comércio internacional, a UPS continua empenhada em apoiar os nossos clientes através destes ajustes.

Trabalhamos em estreita colaboração com os nossos clientes para avaliar as suas necessidades e adaptar as suas cadeias de abastecimento. Os nossos sistemas e processos robustos facilitam o pagamento das taxas aplicáveis e garantem a conformidade com todas as regulamentações de exportação, incluindo envios para os EUA. Esta abordagem ajuda a manter as operações fluidas e eficientes, apesar de quaisquer mudanças nas políticas comerciais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.