Urgência da Maternidade Alfredo da Costa retoma hoje normalidade

A ministra da Saúde garantiu hoje que a Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa, vai retomar o normal funcionamento a partir das 20:00 de hoje, admitindo que o serviço de anestesiologia esteve em contingência por falta de anestesistas.

“Hoje a MAC estava em contingência, relativamente à escala de anestesiologia mas a própria diretora de serviço se disponibilizou para resolver e ultrapassar a situação. De resto, agora a partir das 20:00, vamos entrar em total normal funcionamento ao nível da MAC”, disse Marta Temido aos jornalistas.

A edição ‘online’ do jornal Expresso divulgou hoje que a Maternidade Alfredo da Costa “ficou com a porta da Urgência fechada durante a madrugada e toda a manhã” hoje, dia em que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) comemora 40 anos.

Segundo o Expresso, a falta de anestesistas “para assegurar todas as escalas impediu a prestação de cuidados a grávidas que chegassem de fora”, situação que foi ultrapassada quando a diretora do Serviço de Anestesia se ofereceu para garantir a escala, solução que Marta Temido confirmou.

Em declarações em Coimbra, à margem de uma cerimónia comemorativa dos 40 anos do SNS, a governante assumiu que têm existido “constrangimentos no completar das escalas de Urgência em alguns hospitais”, mas essas dificuldades têm sido ultrapassadas “com a colaboração e disponibilidade dos profissionais do SNS”.

“E penso que hoje, que se assinalam 40 anos sobre a lei fundadora do Serviço Nacional de Saúde, é isso que vale a pena sublinhar. É que os portugueses podem estar tranquilos porque o SNS funciona, tem profissionais altamente dedicados, temos dificuldades, temos constrangimentos, mas continuamos sempre a trabalhar”, argumentou Marta Temido.

Relacionadas

Presidente da República defende que Serviço Nacional de Saúde merece “constante aposta”

O Presidente da República disse hoje que o Serviço Nacional de Saúde, que nasceu há 40 anos e que representa uma das conquistas do 25 de Abril, “merece constante aposta em objetivos, orgânicas e meios de atuação”.

António Costa evoca memória de Soares e Arnaut,”pai e mãe” do SNS

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou que hoje é “um dia muito especial” e evocou a memória de Mário Soares e António Arnaut, “o pai e a mãe do Serviço Nacional de Saúde”, nascido há 40 anos.
Recomendadas

SIM denuncia “graves limitações” nas urgências do Hospital Garcia de Orta e alerta para “sério risco” de encerramento

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) denuncia “graves limitações” no Serviço de Urgência Geral no Hospital Garcia de Orta (HGO) tal como na Urgência de Pediatria. E alerta para o “sério risco” no encerramento das urgências.

Pandemia da Covid-19 em Portugal teve origem genética no Norte de Itália

“Hoje já sabemos que o arranque da epidemia de Covid-19, em Portugal, foi marcado pela disseminação massiva de uma variante do vírus SARS-CoV-2, caracterizada por uma mutação específica pelo seu principal antigénio com origem em Itália e que causou, pelo menos, 3.800 em Portugal, especialmente no Norte do país”, afirmou o governante António Lacerda Sales, em conferência de imprensa esta segunda-feira.

Vacinação contra a gripe antecipada para setembro devido à Covid-19, realça Lacerda Sales

O governante entende que a vacina contra a gripe sazonal, “este ano, é ainda mais necessária”, devido ao contexto pandémico em que o país está inserido.
Comentários