A empresa de eletricidade e gás Usenergy acaba de lançar uma inovação tecnológica pensada para ajudar o cliente a alcançar uma gestão energética mais eficiente, personalizada e sustentável: uma assistente virtual baseada em inteligência artificial (IA).
“A MIA representa um marco na forma como os consumidores interagem com a energia. Ao analisar padrões de consumo em tempo real, esta assistente inteligente identifica oportunidades de poupança, sugere boas práticas e fornece recomendações personalizadas para otimizar o uso dos recursos e reduzir desperdícios”, explica a empresa do grupo Arié em comunicado.
Além do apoio ao cliente na promoção da eficiência energética, a tecnologia foi desenhada para responder a perguntas frequentes, apoiar a gestão de contratos e alertar para tarifas mais vantajosas.
Carlos Moreno, CEO da Usenergy, elege a tecnologia como “uma aliada poderosa na transição para um consumo mais consciente”.
“Com a MIA, pretendemos simplificar a gestão energética e torná-la mais intuitiva, próxima e alinhada com as reais necessidades dos nossos clientes”, acrescenta o mesmo responsável, citado na mesma nota de imprensa.
De acordo com a Usenergy, o investimento na assistente de IA enquadra-se numa “estratégia mais ampla de transformação digital no setor energético, com foco na sustentabilidade, na melhoria contínua da experiência do cliente e no bem-estar dos colaboradores”, ao mesmo tempo que “permite libertar as equipas de apoio ao cliente para tarefas de maior valor acrescentado, promovendo um melhor equilíbrio entre a vida profissional e pessoal”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com