Portugal soma e segue na coleção de prémios de melhor destino turístico, mas não são apenas os forasteiros internacionais que conquista. Há muito que o ‘vá para fora cá dentro’ deixou de ser um mero slogan e os portugueses continuam a assegurar uma importante parte das receitas dos grupos hoteleiros em Portugal nas férias de verão. “Os portugueses são o principal público [do grupo Vila Galé], representando cerca de 30%”, explica Catarina Pádua, diretora de marketing do Vila Galé. “Acreditamos que este volume vai manter-se e que, olhando por exemplo para as férias de verão, os portugueses vão continuar a escolher Portugal”. Também o porta-voz da Agência Abreu, Alberto Machado, sublinha que “apesar de ser evidente que nos últimos anos temos assistido a um crescimento tanto do turismo interno como das viagens para o estrangeiro, o facto é que no topo das preferências dos portugueses está, como sempre esteve, Portugal”. O quadro é completado pelo diretor da easyJet Portugal, José Lopes. “A taxa de ocupação anual da easyJet em Portugal continua acima dos 90% e a representatividade dos passageiros que vivem em Portugal nos nossos lugares manteve-se perto dos 30%”, refere este responsável, acrescentando que “Portugal continua a ser essencialmente um país que recebe turistas e não um país que gera turistas”. De acordo com um estudo do Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM) sobre as principais características das férias dos portugueses, a praia continua a ser muito valorizada pelos portugueses. Para 61% dos inquiridos, este continua a ser a referência no planeamento das férias. Neste sentido, não é surpreendente que julho, agosto e setembro continuem a ser os meses durante os quais 87% dos inquiridos portugueses assinala preferir tirar férias. A refletir as preferências dos portugueses está a quota de mercado Algarve como destino dos turistas nacionais: cerca de 30%. João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve, explica que o contributo do mercado interno, registou também um desempenho positivo: mais 10,6% hóspedes, para um total de 47,4 mil; e mais 10,4% de dormidas, para 105,9 mil dormidas de portugueses. “Este desempenho é reflexo da crescente perceção de que a região tem uma oferta turística diversificada – desde sol e mar, ao turismo de natureza, cultura, história, até à gastronomia e aos vinhos – e é uma escolha acertada em qualquer época do ano”, realça. É neste sentido que Catarina Pádua antecipa que nos nove hotéis no Algarve do grupo Vila Galé os portugueses deverão continuar a “ser a maioria nas próximas férias grandes”.
Destinos de neve lideram escolhas para a Páscoa
Férias longas não são o único sinónimo de dias de descanso para os portugueses e há cada vez mais a aproveitar as épocas festivas para escapadinhas na Europa.“Sentimos que existe uma maior procura dos portugueses por viagens na Páscoa e no Natal, principalmente”, diz o diretor da easyJet Portugal. José Lopes identifica Genebra, Lyon, Basileia ou Zurique como os destinos mais procurados pelas famílias portugueses na Páscoa. O objetivo é desfrutar de dias na neve, que permitam atividades de inverno em conjunto. Já na época natalícia, aponta os mercados de Natal em Londres e Amesterdão, por exemplo, são alguns dos destinos mais procurados pelos viajantes nacionais. No entanto, a um nível global diz que destinos como “Funchal, Madrid, Londres ou Paris são cidades “quase obrigatórias” para as quais os portugueses gostam de voar”.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com