A task force suspendeu esta quinta-feira a vacinação no Queimódromo do Porto depois de uma “alegada falha na cadeia de frio”. A equipa responsável pela vacinação da população portuguesa vai agora averiguar o cumprimento das normas e os procedimentos em vigor pelas equipas no local.
A equipa destaca, em comunicado, que os utentes que foram vacinados nos dias 9 e 10 de agosto – quando se começou a verificar falhas – vão ser contactados pelas entidades de saúde até à próxima semana para “monitorizar a eficácia das vacinas inoculadas”.
“Não é expectável que a falha ocorrida no processo de conservação tenha impacto na saúde dos utentes”, lê-se no comunicado enviado pela task force. Atualmente, o Infarmed já se encontra a acompanhar a situação, pedindo que qualquer reação adversa sentida após a administração das vacinas neste centro de vacinação seja comunicada através do portal RAM.
Como o centro se encontra suspenso, os agendamentos que estavam previstos vão ser reagendados para outros centros nas proximidades.
A task force vai ainda solicitar uma investigação do acontecimento à Inspeção-Geral das Atividades em Saúde.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com