Vacinas da Moderna já chegaram a Portugal

A vacina da Moderna foi aprovada pela Agência Europeia do Medicamento e é previsível que Portugal venha a receber 227 mil doses até ao final de março.

Dado Ruvic/Reuters

As 8.400 doses da vacina da Moderna, destinadas aos profissionais de saúde do sector privado, chegaram esta quarta-feira, 13 de janeiro, ao país, informou o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Na semana passada, a vacina da Moderna foi aprovada pela Agência Europeia do Medicamento e é previsível que Portugal venha a receber 227 mil doses até ao final de março. À semelhança da Pfizer, também são necessárias duas doses da vacina da Moderna para atingir a imunidade.

Na segunda-feira, a ministra da Saúde já tinha anunciado que as vacinas da Moderna chegariam esta semana ao país. Marta Temido previa que a “Moderna faça uma entrega de 8.400 doses esta semana”. A governante explicou que as vacinas da Moderna destinavam-se a profissionais de saúde prioritários de hospitais privados, “que têm colaborado com o SNS no tratamento das respostas a doentes Covid-19”.

No mesmo dia, Marta Temido sublinhou que Portugal recebeu “159 mil vacinas da Pfizer, entre os dias 26 de dezembro e 4 de janeiro”. A estes números acresceram a entrega de mais 79.950 vacinas da Pfizer-BioNtech, entregues no país na manhã de segunda-feira.

Relacionadas

Mais de 74 mil pessoas já foram vacinadas. Primeiro lote da vacina da Moderna chega a Portugal esta semana, diz Governo

Plano de vacinação contra a Covid-19 está em curso. Governo espera receber primeira remessa de vacinas da Moderna esta semana. Da Pfizer já chegaram a Portugal mais de 238 mil doses. A última entrega foi esta segunda-feira. Nos dias 18 e 25 de janeiro são esperadas mais entregas.

Cerca de 74 mil pessoas já foram vacinadas desde 26 de dezembro

Segundo o balanço, mais de 55 mil profissionais de saúde dos hospitais pertencentes ao Serviço Nacional de Saúde já foram vacinados, bem como mais de nove mil nos centros de saúde, 751 nos hospitais das Forças Armadas e 1.267 profissionais do INEM.

Agência Europeia do Medicamento recebeu pedido de aprovação condicional da vacina AstraZeneca

Segundo o comunicado, informações científicas adicionais sobre questões relacionadas com a qualidade, segurança e eficácia da vacina foram também fornecidas pela empresa a pedido do comité científico e estão a ser avaliadas.
Recomendadas

#VermelhoEmBelém. Batom vermelho entra na campanha presidencial em resposta a André Ventura

Utilizadores do Twitter, homens e mulheres, uniram-se para apoiar a candidata bloquista perante os insultos proferidos por André Ventura, mostrando os lábios pintados de vermelho, à semelhança do batom usado por Marisa Matias, apelando ainda ao voto das presidenciais.

Botijas de gás com preço máximo de 23,89 a partir de segunda-feira e até ao final do mês

“Aos preços máximos destas garrafas de GPL, apenas podem acrescer custos com o serviço de entrega”, avisa o regulador energético.

“Se Marcelo tiver 70% Costa será o primeiro a cair”. Assista ao “Primeira Pessoa” com Vitorino Silva

Acompanhe o “Primeira Pessoa” na plataforma multimédia JE TV, através do site e das redes sociais do Jornal Económico.
Comentários