Já está em vigor a norma que obriga os postos de abastecimento a adotar novos símbolos para os combustíveis, a par da atual designação de gasóleo, gasolina 95 e gasolina 98. A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco) explica que a medida visa facilitar a vida dos consumidores que viajam e abastecem em diferentes países. Para tal, os símbolos passarão a ser iguais em toda a União Europeia, bem como na Islândia, Lichtenstein, Noruega, República da Macedónia, Suíça e Turquia.
E5 passa a identificar a gasolina sem chumbo 95 e E10 representa a sem chumbo 98. O gasóleo simples é identificado como B7.
Segundo a Deco/Proteste, os novos símbolos serão ainda obrigatórios nos manuais e nas tampas de depósito de todos os veículos motorizados vendidos após 12 de outubro. Os carros já em circulação estão isentos. Os postos e os concessionários das marcas também ostentam os novos símbolos.
Nos carros novos, o consumidor apenas terá de comparar o símbolo da tampa com o símbolo da pistola de abastecimento.
Em causa está a aplicação da NP EN 16942:2017, a norma portuguesa recentemente publicada que dá corpo a uma diretiva segundo a qual todos os postos de 35 países da Europa e as novas viaturas passam a ter de apresentar, desde 12 de outubro, estes novos identificadores de combustível, com formas geométricas distintas e informação numérica associada ao teor de biocombustível presente no produto. Esta norma visa definir novos identificadores que permitirão ajudar os consumidores a verificar se selecionam corretamente o “combustível alternativo” adequado para o seu veículo.
A diretiva comunitária tem como objetivo tornar claro para qualquer viajante na Europa, independentemente do país onde esteja, qual o combustível a utilizar, além de promover os combustíveis designados como “alternativos”.
Com esta alteração espera-se, assim, que os enganos na hora do abastecimento deixem de existir uma vez que os veículos novos e todos os postos públicos de abastecimento de combustível/estações de reabastecimento, terão de ser identificados. Uma rotulagem que será universal para todas as infraestruturas de combustíveis alternativos da Europa.
Quais os novos símbolos?
Ao todo existirão 10 novos símbolos divididos em 3 categorias: gasolinas, gasóleos e gases. Relativamente às gasolinas, identificada com a letra “E” de etanol, temos símbolos circulares com a designação: E5, E10 e E85.
O que muda na gasolina
A gasolina será representada por um círculo com a letra E e a respetiva percentagem de etanol.
O que muda no gasóleo
O gasóleo será representado por um quadrado com a letra B, em representação do biodiesel. Neste caso, temos os símbolos quadrados B7, B10 e XTL.
Existe ainda o símbolo XTL, que será usado para referir o gasóleo parafínico. Nalguns países, os consumidores poderão encontrar ainda o gasóleo B20 e B30 (com 20% e 30% de biodiesel, respetivamente).
O que muda no GPL
Os combustíveis a gás serão representados por um losango. Mantêm-se as iniciais já adotadas com quatro símbolos: H2, CNG, LNG e LPG.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com