[weglot_switcher]

Vai comprar a sua primeira casa? Veja estas 10 dicas essenciais

Não se deixe levar pelas naturais emoções de quem compra a primeira casa. Existem 10 fatores que devem pesar muito na sua decisão. Saiba quais neste artigo.
1 Abril 2021, 10h35

Para muitas pessoas, comprar uma habitação é um objetivo de vida. E para quem vai adquirir a sua primeira casa, nada é mais emocionante do que ter finalmente a chave na mão. Já se imagina naquela varanda a lanchar aos fins de semana ou já está a pensar na decoração da sala? Este artigo é para si.

Como comprar casa é uma decisão que, acima de tudo, deve ser bem ponderada, não se deve precipitar. Leve o tempo que precisar e adote uma estratégia financeira a pensar na forma como irá pagar a sua primeira casa, pois, se não estiver bem preparado, este encargo pode asfixiar as suas finanças nos anos que se seguem.

 

#1 – Timing para a compra de casa

Os preços das casas aumentam, caem e são influenciados por diversos fatores aliados à lei da oferta e da procura e ao próprio contexto económico.

Escolher a melhor altura para comprar a primeira casa é algo que está intrinsecamente relacionado com os custos do crédito à habitação. Tendo em conta que a EURIBOR se encontra atualmente em mínimos históricos, financiar uma habitação é agora mais acessível. Nestas alturas em que as taxas estão apelativas – a juntar a reduções do spread dos bancos – é sempre uma boa oportunidade.

#2 – Fazer planos a longo prazo

Muito provavelmente, a primeira casa que comprar é para viver (e não para passar férias ou arrendar, por exemplo), mas será que pensou realmente no longo prazo?

Coloque a hipótese de um dia mais tarde desejar vender a habitação. Se tal suceder, note que a localização terá um grande impacto não apenas no valor que irá ganhar com a venda, mas também com a facilidade em encontrar potenciais compradores.

Não obstante, note que os imóveis mais bem localizados pagam mais de IMI. Para ficar a par deste valor na zona onde pretende adquirir a primeira casa, consulte o coeficiente de localização do IMI junto das Finanças, que é uma das parcelas do cálculo do valor fiscal dos prédios.

Fatores como boas acessibilidades, proximidade de escolas, comércio, serviços públicos, transportes e construção em zonas de elevado valor de mercado imobiliário influenciam naturalmente esse valor. Portanto, trata-se do custo de oportunidade entre escolher uma melhor localização e tirar possíveis proveitos disso no futuro ou pagar menos.

#3 – O tamanho importa

Uma mansão pode ser o lar dos seus sonhos, certo, mas quanto maior é a casa, maiores são os custos com a manutenção, aquecimento no inverno e ainda no que diz respeito aos impostos que lhe estão associados.

Quando confrontado com uma escolha entre habitações com preços semelhantes, em que uma delas é abençoada com mais uns metros quadrados, é tentador escolher a maior e, na maioria dos casos, essa é uma jogada inteligente.

Porém, como comprar casa é um dos maiores encargos financeiros que poderá ter, uma propriedade grande pode pesar no seu orçamento mensal e desequilibrar as suas despesas.

 

#4 – Comprar a primeira casa para arrendar será uma boa opção?

Se os seus planos passarem por eventualmente vir a arrendar a casa que comprou, o melhor é, no momento da pesquisa, elaborar um pequeno estudo de mercado sobre as zonas onde são mais procuradas casas para arrendar.

Pode sempre liquidar um segundo crédito à habitação com o montante que cobra no arrendamento da primeira casa, mas este tipo de empréstimo (para segunda propriedade) terá sempre condições diferentes do primeiro (normalmente o spread é mais elevado e o prazo de financiamento permitido mais curto).

#5 – Programas de apoio à habitação

Atualmente são mais os programas de incentivo ao arrendamento do que à compra de habitação, começando, nomeadamente, pelo Programa Porta 65, destinado a jovens até aos 35 anos de idade e com baixos rendimentos. Em termos processuais, é dada uma percentagem da renda aos candidatos aprovados, pelo período de 12 meses, renovável até atingir os 60 meses.

#6 – No financiamento, não facilite: compare ao máximo

O banco escolhido pela maioria das pessoas que compra casa é normalmente aquele com o qual têm relação há algum tempo (especialmente se for há muitos anos). Mas com tantos bancos em Portugal a disponibilizar crédito à habitação, pode poupar imenso dinheiro no pagamento de juros, de seguros e de comissões só por comparar diversas soluções do mercado e escolher a que é, na verdade, melhor para si.

Na hora de equiparar as diversas simulações, é preciso ter atenção a vários elementos: para além da TAEG e do Montante Total Imputado ao Consumidor, também há que contar com o spread e a prestação mensal. A oferta do mercado pode variar bastante.

#7 – Oscilações das taxas de juro

É impossível prever o futuro e, como tal, mesmo que neste momento a EURIBOR esteja em mínimos históricos, 20 ou 30 anos de um crédito à habitação é muito tempo para estar com conjeturas acerca de eventuais subidas ou descidas.

A única forma de se precaver disto é escolher um empréstimo com taxa fixa – assim saberá sempre com o que conta. Não obstante, quando a EURIBOR está em queda, também a sua prestação está, pelo que pagará menos pelo empréstimo da casa.

#8 – Construa um fundo de emergência

Porque é que isto é importante? Simples. Imagine que perde, de forma repentina, a sua fonte de rendimento principal (seja por uma situação de desemprego involuntário ou por outro motivo qualquer). Para poder fazer face a esta alteração de circunstâncias nos primeiros tempos, é crucial ter dinheiro de parte para emergências e que idealmente dê para cobrir as prestações mensais do empréstimo da casa.

#9 – Dar de caras com a primeira casa: pondere arranjar uma agência

Pode fazer o trabalho todo sozinho e explorar por sua própria conta e risco, mas desfrutar da ajuda de uma agência pode aliviar muito do stress associado ao processo.

Um agente que trabalhe para si pode guiá-lo e aconselhá-lo em diversos aspetos fulcrais: localização, preço, estado do imóvel, que tipos de serviços estão próximos e previsões quanto à valorização da casa no futuro… O nosso conselho é encontrar alguém experiente e em quem possa confiar; peça referências a amigos e colegas.

#10 – Orçamento para custos adicionais

É fácil entrar em êxtase e deixar-se levar pelas naturais emoções de quem adquire a primeira casa. Analise tudo cuidadosamente, aprenda o que puder e pondere todas as alternativas, principalmente no que toca ao crédito à habitação, pois vai ter de suportar este encargo durante muitos anos.

Ter as ideias clarificadas e uma boa dose de paciência ajuda a tomar melhores decisões de compra e a beneficiar das mesmas no longo prazo. Como é de esperar, pode estar demasiado concentrado no preço da propriedade e esquecer-se de outros custos relacionados com a compra da casa, tais como impostos e comissões associadas ao crédito habitação. Se já se encontra capaz de fazer um check em todas estas dicas, então está literalmente habilitado a comprar a sua primeira casa.

 

Como comprar casa? Recomendações durante a pandemia

Tendo em conta o momento pelo qual estamos a passar, comprar uma nova casa pode ser visto como um processo pouco prudente devido às implicações relacionadas com a visita ao imóvel. No entanto, saiba que é possível tratar do processo de compra da casa de forma totalmente remota, uma realidade que período de confinamento veio acelerar.

Existem diversos portais imobiliários que disponibilizam os seus serviços numa base puramente digital. É recomendado também que contacte diretamente os vendedores dado que, ainda que não seja exequível a visita presencial, desta forma poderá ver esclarecidas as suas dúvidas relativamente ao imóvel.

Estas dúvidas poderão ser sobre o registo da propriedade ou sobre os gastos de condomínio, entre outras operações que envolvam custos a ter com a casa.

Se não conhece a zona, também é recomendado que pesquise mais sobre a mesma, especialmente sobre os serviços públicos disponibilizados (escolas, transportes, supermercados, etc…).

Poderá pedir fotos, vídeos ou outros conteúdos multimédia do imóvel por parte do agente imobiliário ou até do proprietário. Em alguns casos é possível também realizar uma visita virtual.

Caso prefira ver outras opções, então deverá contactar a própria imobiliária para que esta lhe recomende outros imóveis que se assemelham ao perfil que está à procura.

Após a escolha do imóvel certo, pode começar a comparar as melhores soluções de financiamento sem sair do conforto da sua casa, através de simuladores como os disponibilizados pelo ComparaJá.pt.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.