[weglot_switcher]

Vai comprar brinquedos de Natal? Como escolher produtos seguros?

Ninguém quer que um brinquedo seja pouco seguro ou coloque em risco a sua saúde ou segurança, pelo que deve escolher brinquedos de acordo com a idade da criança, e que cumpram todas as normas de segurança. Tenha isto em conta.
19 Dezembro 2024, 12h35

O Natal é uma época propícia à compra de brinquedos. No entanto, nem todos são seguros. Entre peças que se soltam, pilhas acessíveis ou objetos muito pequenos, tudo isto pode representar um perigo para os mais pequenos. Opte pela segurança nesta quadra natalícia.

O Natal é e sempre será das crianças. E quem tem filhos pequenos em casa, sabe que parte das prendas de Natal serão brinquedos. No entanto, ninguém quer que um brinquedo seja pouco seguro ou coloque em risco a sua saúde ou segurança, pelo que deve escolher brinquedos de acordo com a idade da criança, e que cumpram todas as normas de segurança. Tenha isto em conta.

O que se considera brinquedo?

São considerados brinquedos todos os produtos concebidos ou destinados a ser utilizados para fins lúdicos por crianças até aos 14 anos. A legislação não considera como brinquedos a seguinte lista:

  • Objetos decorativos para festas e comemorações
  • Modelos reduzidos, construídos à escala em pormenor, para colecionadores de idade igual ou superior a 14 anos
  • Conjuntos de montagem de modelos reduzidos construídos à escala
  • Bonecas regionais ou decorativas e outros artigos semelhantes
  • Reproduções históricas de brinquedos
  • Imitações de armas de fogo verdadeiras
  • Equipamentos desportivos, incluindo patins de rodas, patins em linha e pranchas de skate, destinados a crianças com peso superior a 20 quilos
  • Equipamento aquático, para usar em águas profundas, e material para crianças destinado ao ensino da natação
  • Bicicletas em que a altura máxima de selim seja superior a 435 milímetros
  • Trotinetas, veículos elétricos e outros meios de transporte concebidos para desporto ou que se destinam a deslocação na via pública
  • Puzzles de mais de 500 peças
  • Fundas e fisgas
  • Jogos que utilizam projéteis de pontas afiadas
  • Produtos para serem utilizados com fins didáticos em escolas ou em outros contextos pedagógicos sob a vigilância de um adulto, como equipamento científico
  • Equipamento eletrónico, como computadores pessoais e consolas de jogos e periféricos conexos, a menos que o equipamento eletrónico e os periféricos associados estejam especificamente concebidos para crianças e tenham um valor lúdico inerente
  • Chupetas
  • luminárias portáteis para crianças
  • Transformadores elétricos para brinquedos e joias de fantasia para crianças
  • Acessórios de moda para crianças que não sejam para utilizar como brinquedos

Brinquedos seguros neste Natal: o que ter em conta

Verifique a Marcação CE

A marcação CE indica que o brinquedo cumpre os requisitos de segurança definidos pela União Europeia. Certifique-se de que esta marcação está presente na embalagem ou no próprio produto. Esta é uma garantia básica de conformidade com as normas de segurança.

Leia as etiquetas e as instruções

As etiquetas e instruções fornecem informações importantes sobre o uso do brinquedo, incluindo a faixa etária recomendada. Evite brinquedos que não tenham estas informações claramente identificadas.

Opte por brinquedos adequados à idade da criança

Os brinquedos têm diferentes níveis de complexidade e componentes. Para evitar riscos de asfixia ou ferimentos, escolha brinquedos apropriados à idade e à capacidade da criança. Por exemplo, brinquedos com peças pequenas não são adequados para crianças com menos de três anos.

Verifique se o brinquedo está livre substâncias tóxicas

Verifique se o brinquedo está livre de substâncias tóxicas, como ftalatos, chumbo ou outras químicas nocivas. Esta informação pode ser encontrada na embalagem ou no site do fabricante.

Inspecione o brinquedo antes de o oferecer à criança

Antes de oferecer o brinquedo à criança, examine o brinquedo para detetar possíveis arestas afiadas, partes soltas ou materiais de baixa qualidade. Estes elementos podem representar riscos para a criança, pelo que devem ser sempre considerados antes da compra. No caso de crianças mais pequenas, ofereça o brinquedo já sem embalagem, evitando assim o risco de quem levem plástico à boca. No caso de brinquedos com pilhas, certifique-se de que estas estão num compartimento fechado com parafuso.

Pesquise antes de comprar: opte por lojas e marcas confiáveis

Compre brinquedos em lojas ou sites com boa reputação e evite produtos de origem duvidosa, mesmo que tenham um preço mais acessível.

Lembre-se: produtos muito baratos ou comprados em sites pouco confiáveis podem comprometer a segurança dos mais pequenos.

Tenha em conta o impacto ambiental

Se possível, escolha brinquedos feitos de materiais sustentáveis, como madeira ou plástico reciclado. Além de ser uma opção amiga do ambiente, muitos destes brinquedos também têm um design mais duradouro.

Leia opiniões e avaliações de outros consumidores antes de comprar

Consulte as opiniões de outros consumidores para conhecer a experiência deles com o produto. Este passo pode ajudar a evitar compras de brinquedos com problemas recorrentes. Compare preços e marcas, e tenha em conta a sua reputação digital ou apoio que prestam aos seus clientes em toda a jornada de compra. Tal poderá facilitar bastante todo o processo durante e após a compra, caso exista essa necessidade.

Neste Natal, priorize sempre a segurança e a qualidade dos produtos para garantir momentos de diversão, mas também de tranquilidade. A escolha de brinquedos seguros é fundamental para proporcionar às crianças uma experiência divertida e livre de perigos. Siga estas dicas, e contribua para um Natal mais feliz e seguro para toda a família.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.