[weglot_switcher]

Vai comprar casa com recurso a financiamento bancário? Saiba mais aqui

A compra de um imóvel com recurso ao crédito habitação leva a que o consumidor tenha de arcar com alguns custos extras para além do habitual esperado. O ideal é que o consumidor tenha noção de todos os custos iniciais envolvidos para não ser surpreendido, pois falamos em custos um tanto altos. Sabe que imposto […]
28 Abril 2025, 11h16

A compra de um imóvel com recurso ao crédito habitação leva a que o consumidor tenha de arcar com alguns custos extras para além do habitual esperado. O ideal é que o consumidor tenha noção de todos os custos iniciais envolvidos para não ser surpreendido, pois falamos em custos um tanto altos.

  • Sabe que imposto de selo terá de pagar? Sobre o valor financiado pelo banco, há um imposto de selo a pagar como custo inicial que é de 0,6% sobre o valor do empréstimo.
  • Tem conhecimento do registo em relação à hipoteca? Para aqueles que pedem crédito e o banco coloca como garantia de pagamento a hipoteca do imóvel, isto representa mais um custo inicial. Falamos em 700 euros, na maioria dos casos.
  • Comissões bancárias, existem? Sim! Em média cerca de 1 000€. Custos com a avaliação do imóvel, estudos dos processos, entre outras situações que variam de banco para banco e de como são feitos os procedimentos.
  • A não esquecer os seguros associados! Quais são os obrigatórios? O seguro de vida que dependerá de diversos fatores, por exemplo é analisado o risco associado à profissão dos titulares do empréstimo, as condições de saúde dos mesmos, entre outros fatores.
  • Há ainda o seguro multirrisco que também irá variar de acordo com o imóvel em questão.

Estes são apenas os custos iniciais resultantes do pedido de crédito. Para além destes, terá de ter em conta o IMT (caso não tenha direito à isenção), o imposto de selo em relação à compra do imóvel que é direcionado ao estado e que é calculado com uma taxa de 0,8% sobre o valor do imóvel, custos com a escritura da casa e ainda o IMI.

Leia sempre muito bem os contratos como a FINE – Ficha Informativa Normalizada Europeia –  antes de assinar. Retire as suas dúvidas com a instituição bancária.

Informe-se connosco.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço electrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.