[weglot_switcher]

Vai mudar de comercializador de energia? Saiba como poupar 100 euros por ano

Plataforma ‘Poupa Energia’ permite comparar ofertas de um total de 24 comercializadores com 266 tarifários de eletricidade, gás natural ou serviço combinado.
10 Outubro 2018, 17h09

Os consumidores de gás natural e eletricidade que mudarem de comercializador de energia, através do portal Poupa Energia, podem conseguir uma poupança anual de 186 mil euros, segundo uma estimativa deste portal, enviada à redação esta quarta-feira. Contas feitas, e cada pedido de alteração traduz-se numa poupança anual de cerca de 100 euros por consumidor.

Segundo dados deste portal, lançado pelo Governo em 2017, registaram-se 1.859 pedidos de mudança de tarifário nos primeiros nove meses de 2018. Os consumidores que mudaram de tarifário ou comercializador de energia, em 2018, através do ‘Poupa Energia’, conseguiram uma poupança média de 100 euros, por ano, nas suas faturas de luz ou eletricidade. Um dado extraido dos 336 pedidos de mudança de comercializador registados no terceiro trimestre, que traduzem uma poupança estimada anual de cerca de 33 mil euros por ano.

No comunicado enviado ao Jornal Económico, o ‘Poupa Energia’, que é gerido pela A ADENE – Agência para a Energia, recebeu um total de 170 mil visitas, até setembro. Além dos quase dois mil pedidos de alteração, foram feitas 168 mil simulações. A cidade de Lisboa continua a ser a região com maior dinâmica, com um volume de 36% do total das visitas.

Mais, o ‘Poupa Energia’ revelou que o que os consumidores que visitam este portal procuram, em primeiro lugar, são ofertas de tarifários dual (eletricidade e gás natural). Depois, procuram as ofertas de eletricidade e, por último, tarifários de gás natural.

Os consumidores que visitam o portal procuram, em primeiro lugar, ofertas de tarifários dual, eletricidade e gás natural, em segundo lugar tarifários de eletricidade e, por último, ofertas de gás natural.

Atualmente, a plataforma permite comparar ofertas de um total de 24 comercializadores com 266 tarifários de eletricidade, gás natural ou serviço combinado, tendo representado a Galp Power, a Goldenergy e a Iberdrola, 92% das adesões efetuadas neste trimestre. Importante referir que nesta fase, são 5 os comercializadores que disponibilizam tarifários de eletricidade com origem 100% renovável.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.