[weglot_switcher]

Valongo. Autarquia adquire prédios inacabados para reabilitar e arrendar a preços acessíveis

Os dois edifícios estão situados em Mirante dos Sonhos no município de Ermesinde e encontram-se abandonados há mais de 20 anos. No total, são 42 frações (tipologias T2, T3 e T4) destinadas a habitação e três destinadas a comércio.
20 Setembro 2023, 12h34

A Câmara Municipal de Valongo vai adquirir ao Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) dois edifícios inacabados para arrendar e reabilitar a preços acessíveis em Mirante dos Sonhos no município de Ermesinde, que se encontram abandonados há mais de 20 anos.

Esta aquisição será feita através do programa 1.º Direito – Investimento RE-CO2-i01 “Programa de Apoio ao Acesso à Habitação”, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). No total, são 42 frações (tipologias T2, T3 e T4) destinadas a habitação e três destinadas a comércio, sendo que o custo das obras de reabilitação dos dois prédios está estimado em cerca de cinco milhões de euros.

A proposta para a compra dos dois prédios vai ser votada na reunião de câmara esta quinta-feira, sendo posteriormente submetida à aprovação da Assembleia Municipal. O ato da assinatura do contrato-promessa de compra será válido depois de ser conferido o visto prévio pelo Tribunal de Contas.

José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Valongo, refere que foi dado o primeiro passo para resolver um problema com décadas. “Já estamos a trabalhar no projeto de reabilitação, para que logo que o município detenha a propriedade plena do imóvel, possamos lançar o concurso público da empreitada necessária para concluir as casas, que serão atribuídas em regime de renda apoiada às famílias mais carenciadas do concelho inscritas na lista de espera para habitação”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.