A oferta de veículos usados cresceu 11% em maio, face ao mesmo mês do ano passado. Observou-se um aumento também nos usados de luxo (18%) e nos usados premium (9%). No caso da procura, só sobe nas marcas de luxo e premium (2% em ambos), com um decréscimo de 2% no total do mercado de usados.
Os dados são do Standvirtual, portal de compra e venda de carros usados, que fez uma análise aos seus números em maio e divulgou os dados em comunicado de imprensa. A dinâmica de mercado (relação entre a oferta e a procura) permanece com números negativos, a cair 9% em termos homólogos.
Numa análise por combustível, verifica-se que a oferta sobe 55% nos elétricos e 82% nos elétricos premium. Na procura, houve crescimento unicamente nos elétricos premium (35%), com quedas na gasolina, diesel e elétricos (cerca de 2% em cada caso).
As tipologias mais procuradas continuam a ser diesel (65%) e gasolina (27%). Em simultâneo, os elétricos, híbridos a gasolina e híbridos a diesel representam 12% da procura e 10% da oferta.
A oferta cresceu 12% no veículos usados a gasolina, de tal forma que esta foi a única tipologia com maior número de anúncios (30% do total) do que procura (27%). No diesel houve uma subida de 2% ao nível da oferta, em maio.
Numa análise aos preços, verifica-se que o maior aumento homólogo na procura continua a registar-se nos veículos que custam mais de 30 mil euros (+17% em maio). Seguem-se as viaturas no intervalo entre 15 e 30 mil euros (4%). No caso da oferta, há aumentos mais acentuados, na ordem de 33% e 20%.
O maior número de visualizações de quem visita o Standvirtual dá-se no intervalo entre os dez e os 25 mil euros, com 39% do total, sendo que os anúncios têm um peso ainda maior (55%).
Ao nível do ano de matrícula, a procura aumentou sobretudo entre os cinco e os dez anos, em 9%. No intervalo de três a cinco anos, deu-se um aumento de 4% na procura, ao passo que nos 10 a 15 anos foi de 1%. A maior redução ocorreu nos carros com até um ano de matrícula (28%).
A procura cresceu em todos os intervalos (entre 11% e 22%), à exceção do intervalo entre 10 e 15 anos, onde derrapou 4%.
Em simultâneo, os carros com matrícula entre 2015 e 2016 são os mais visualizados (cerca de 9%) pelos utilizadores, em maio, seguidos de 2019 (6,5%).
Por segmento e marca, a procura cresceu nos SUV (13%), utilitários (11%), Sedan e carrinha (ambos 3%), sendo que se registam perdas nos restantes, particularmente nos pequenos citadinos (-22%). A oferta subiu nos utilitários (38%) e SUV (29%).
A maior parte da procura está concentrada nos SUV (21%), utilitários (18%) e carrinhas (17%), sendo que o mesmo indicador é superado pela oferta no caso dos SUV (23%), utilitários (18%) e carrinhas (17%) e citadinos (14%).
As marcas de usados mais procuradas em maio foram a BMW (12,9%), a Mercedes-Benz (11,9%) e a Renault (9%), enquanto que a maior oferta se observou na Mercedes-Benz (12,1%), BMW (11,3%) e Renault (10,6%).
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com