[weglot_switcher]

Velocidade 5G do novo iPhone não é suportada por redes de comunicações norte-americanas

Os consumidores norte-americanos já se mostram motivados para comprar um telemóvel da geração 5G, especialmente quem está atualmente à procura de um novo aparelho.
12 Outubro 2020, 13h07

O novo iPhone 12 terá acesso à quinta geração da rede móvel (5G), mas as redes de telecomunicações norte-americanas não aguentam a velocidade da quinta geração de rede, avança a “Reuters”, explicando que a velocidade da nova rede móvel é dez a vinte vezes mais rápida do que o atual 4G.

De acordo com um estudo da Strategy Analytics, usar um dispositivo com 5G na rede atual equivale a “ter um Ferrari mas conduzi-lo em aldeias, não podendo atingir 320 quilómetros por hora, simplesmente porque as estradas não conseguem comportar essas velocidades”, explicou o diretor associado da empresa, Boris Metodiev.

As redes 5G atuais dos Estados Unidos usam um espectro sem fio de banda baixa, que é mais lento do que o espectro de banda alta, mas são mais confiáveis em longas distânicas. A “Reuters” aponta que o mais provável é que leve anos até que o aumento da velocidade dos operadores se tornem realidade.

Atualmente, as redes de 5G mais rápidas e desenvolvidas encontram-se na China e na Coreia do Sul. No entanto, a Apple está relativamente atrás das marcas de smartphones oriundas desses países, incluindo a coreana Samsung, que já vai na segunda linha de telefones da quinta geração, e a Huawei, que viu as vendas aumentarem consideravelmente após ser proibida nos Estados Unidos.

“As aplicações com os quais ficaremos deslumbrados, que realmente tirarão vantagem da rede, só vão ser desenvolvidas quando a rede e os dispositivos estiverem disponíveis”, apontou Morgan Kurk, diretor de tecnologia da CommScope, fabricante de equipamentos de telecomunicações.

Os consumidores norte-americanos já se mostram motivados para comprar um telemóvel da geração 5G, especialmente quem está atualmente à procura de um novo aparelho. “Se vão comprar um telefone que vão ter durante três anos. vão querer ter a certeza que este suporta as últimas redes”, explicou o vice-presidente de investigação da CCS Insight.

À data atual, a empresa de comunicações que tem uma rede 5G mais desenvolvida é a Verizon, que tem uma velocidade 10 vezes maior do que a Sprint e a T-Mobile.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.