[weglot_switcher]

Vencedores e finalistas do Grande Prémio Sovereign Portuguese Art Prize 2025 em exposição na SNBA

A Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa, acolhe a partir de hoje, 26 de novembro, até 13 de dezembro de 2025, as 30 obras finalistas do Sovereign Portuguese Art Prize 2025. O grande vencedor da 4ª edição é Edgar Martins. Alice Marcelino marca a estreia do Prémio Feminino.
Anton’s Hand is Made of Guilt. No Muscle or Bone. He has a Gung-ho Finger and a Grief-stricken Thumb, de Edgar Martins
26 Novembro 2025, 12h29

A 4ª edição do prémio anual que reconhece artistas contemporâneos excecionais a viver em Portugal e na diáspora portuguesa anunciou o vencedor do Grande Prémio do Sovereign Portuguese Art Prize 2025: Edgar Martins. Pela obra Anton’s Hand is Made of Guilt. No Muscle or BoneHe has a Gung-ho Finger and a Grief-stricken Thumb, um trabalho que parte da morte e desaparecimento de um amigo do artista, o fotojornalista Anton Hammerl, na guerra da Líbia (2011), questionando como contar uma história sem testemunhas ou vestígios.

Este ano marca também a estreia do Prémio Feminino, lançado em parceria com a Sassy Women Society. A primeira vencedora é Alice Marcelino, distinguida pela obra Black Skin White Algorithm, inspirada em “Pele Negra, Máscaras Brancas”, de Frantz Fanon, esta obra explora como as ideologias coloniais persistem nos sistemas algorítmicos, onde a negritude é frequentemente codificada como ameaçadora ou desviante.

Chegar a uma decisão sobre um ‘vencedor’ não foi tarefa fácil. As ironias brutalmente cruéis que nos confrontam diariamente nos noticiários fazem parte do tema da obra vencedora de Edgar Martins. Ancorada simultaneamente no presente e no passado recente, a obra foi desencadeada pelo desaparecimento e morte ainda inexplicados do seu amigo, o fotojornalista Anton Hammerl, durante a Guerra da Líbia, em 2011. Trata-se de um crime sem testemunhas ou qualquer prova adicional”, realça David Elliott, que presidiu ao júri constituído por oito peritos de arte, em comunicado enviado às redações.

A partir de hoje, 26 de novembro, até 13 de dezembro de 2025, poderá ver as 30 obras finalistas na exposição Sovereign Portuguese Art Prize 2025 — Finalists Exhibition, na Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa. Todas as obras estão disponíveis para venda e as receitas serão divididas equitativamente entre os artistas e os programas de artes expressivas da SAF, que apoiam crianças desfavorecidas em Portugal.

O Prémio do Público, no valor de 2.000 euros, será atribuído no final da Exposição dos Finalistas, sendo que os visitantes podem votar presencialmente na Sociedade Nacional de Belas Artes ou online.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.