Foram matriculados 2.258 veículos elétricos (BEV) em janeiro, o que significa um crescimento homólogo de 134,7%. Este crescimento é substancialmente superior ao registado entre os veículos ligeiros de passageiros (elétricos, híbridos plug-in e híbridos elétricos), dos quais foram registados 6.270, que representa uma subida na ordem de 58,4% face ao ano passado.
De acordo com os dados divulgados em comunicado pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP), os foram matriculados 3.833 elétricos recarregáveis (ECV) no primeiro mês de 2023, gerando uma evolução de 71,3%. Nestes incluem-se os já referidos BEV e os híbridos plug-in (PHEV), cujas matrículas ascenderam a 1.575, uma subida de 23,5%. Destes, 1.528 são híbridos a gasolina (+30,6%) e 47 são híbridos a gasóleo (-55,2%).
Em janeiro foram registados 2.437 híbridos elétricos (HEV), o que representa um crescimento de 41,5% face ao mesmo mês do ano passado. Aqui destacam-se os híbridos elétricos a gasolina, tendo sido criadas 2.124 matrículas, numa evolução de 355,8%. No caso dos híbridos elétricos a gasóleo, contabilizaram-se 313 veículos, número que representa um decréscimo de 75,1%.
Os ligeiros de mercadorias foram 166, verificando-se um aumento de 56,6%. Destes, 165 são elétricos (BEV), nos quais se observou uma evolução de 57,1%. Não foi matriculado qualquer híbrido plug-in (queda de 100%). Foi matriculado um único híbrido elétrico, a gasóleo, depois de nenhum em janeiro de 2022.
Entre os pesados, contabilizaram-se três novos registos de pesados, o que significa uma queda de 70,0% face ao mês homólogo.
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