[weglot_switcher]

Venda do banco da CGD em Cabo Verde derrapa para 2025

O banco esperava que o regulador em Cabo Verde se pronunciasse sobre a venda da sua participação no BCA até ao final do ano, mas a decisão vai derrapar para o primeiro trimestre de 2025.
15 Dezembro 2024, 12h00

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) esperava fechar a venda da sua participação de 59,81% no Banco Comercial Atlântico (BCA) até ao final deste ano, depois de o Governo português ter aprovado em março a alienação à Coris Holding, com sede no Burkina Faso.

Mas a decisão, que está nas mãos do banco central de Cabo Verde, vai derrapar para o início de 2025, numa altura em que o regulador ainda estará a pedir informações ao comprador.

“A CGD espera que este processo de venda se encontre concluído até ao final do ano 2024”, disse a instituição financeira no relatório referente ao primeiro semestre, divulgado em setembro, uma alienação que deve permitir ao banco estatal liderado por Paulo Macedo arrecadar mais-valias na ordem dos 16 milhões de euros. Questionada pelo Jornal Económico (JE) se mantém esta perspetiva, fonte oficial da Caixa afirma que a “nossa expectativa é que haja uma decisão durante o primeiro trimestre de 2025”, sem dar mais detalhes.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.