[weglot_switcher]

Vendas da Tesla disparam 83% no segundo semestre

A estratégia de redução de preços por parte da Tesla está a resultar, e tem feito acelerar as vendas da empresa. A fabricante de veículos elétricos vendeu mais de 466 mil viaturas e destronou as expectativas.
Tesla
Elon Musk
3 Julho 2023, 13h36

A Tesla vendeu 466.140 viaturas no segundo trimestre do ano, o que representa um aumento de 10% em relação ao trimestre anterior mas um crescimento de 83% face ao trimestre homólogo.

Entre abril e junho de 2022, a Tesla vendeu 254.695 carros, um número que ficou aquém das expectativas na altura.

Isto significa que a estratégia de redução de preços está a compensar com o incremento de vendas. Os mercados também estão a reagir positivamente ao anúncio da Tesla, estando a empresa a subir mais de 6% para 277,50 dólares no pré-mercado.

Destes, 446.915 veículos são modelos 3 e Y, enquanto a Tesla vendeu apenas 19.225 modelos S e X.

Os valores superam as expectativas dos mercados, sendo que os investidores em Wall Street esperavam vendas próximas dos 445 mil carros, a julgar pelos dados recolhidos pela StreetAccount, que analisa as tendências bolsistas em vários países.

Em termos de produção, a fabricante de veículos elétricos de Elon Musk construiu mais 9% que no primeiro trimestre, num total de 479.700 carros. Já em termos homólogos, verifica-se um incremento de 85%, significando que a criação de novas fábricas tem dado apoio.

Destes automóveis, 460.211 eram modelos 3 e Y, enquanto 19.489 eram S e X, os mais caros da marca.

Trata-se do quinto semestre consecutivo em que a empresa registou um número de veículos construídos superior aos que foram comercializados, com a contribuição do aumento de produção observado na fábrica localizada em Austin, no Texas.

De relembrar que o “Expresso” anunciou a semana passada que Portugal está bem posicionado na corrida para a instalação da mega fábrica que a Tesla tem planeada para a Europa. Trata-se de um investimento de cinco mil milhões de euros que pode gerar até 15 mil empregos.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.