Vendas de automóveis novos aumentam 8,9% em setembro

A ACAP sublinha que, na comparação com o período homólogo, há que ter em atenção que em setembro de 2018 entrou em vigor a fase intermédia do sistema WLTP (nova norma sobre emissões), “o que causou perturbações no mercado desse mês”.

As vendas de automóveis novos aumentaram 8,9% em setembro face ao mesmo mês do ano passado, para 18.036 veículos, segundo dados divulgados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

A ACAP sublinha que, na comparação com o período homólogo, há que ter em atenção que em setembro de 2018 entrou em vigor a fase intermédia do sistema WLTP (nova norma sobre emissões), “o que causou perturbações no mercado desse mês”.

Segundo os dados acumulados, de janeiro a setembro deste ano, foram colocados em circulação 206.550 novos veículos, uma diminuição homóloga de 3,9%.

Por categorias e tipos de veículos registou-se um aumento de 13,9% em setembro face ao mesmo mês de 2018 nas vendas de automóveis ligeiros de passageiros, com 14.558 automóveis matriculados.

Já de janeiro a setembro de 2019, as matrículas de veículos ligeiros de passageiros totalizaram 174.024 unidades, menos 4,7% relativamente ao período homólogo de 2018.

Quanto aos veículos ligeiros de mercadorias, as vendas caíram 13,7% em setembro em relação ao mês homólogo, para 2.710 unidades matriculadas. E, em termos acumulados, o mercado registou 28.156 novas unidades, um decréscimo de 0,3% face ao período homólogo.

Por sua vez, o mercado de veículos pesados, que engloba os tipos de passageiros e de mercadorias, registou um crescimento de 19,6% face a setembro de 2018, tendo sido comercializados 768 veículos desta categoria.

Nos primeiros nove meses de 2019, as matrículas de pesados totalizaram 4.370 unidades, um aumento de 8,1% face a igual período de 2018.

Ler mais
Recomendadas

Alimentos com mais açúcar, sal e gorduras banidos da publicidade para crianças

A publicidade a alimentos com elevado teor de açucar, sal e gordura como os chocolates, barras energéticas e refrigerantes, está proibida a partir de hoje num raio de 100 metros das escolas e em programas infantis de televisão e rádio.

Topo da agenda: tudo o que não pode perder na economia e nos mercados esta semana

A reunião do BCE esta quinta-feira será a última do mandato de Mario Draghi, numa semana na qual a incerteza sobre o Brexit irá continuar. A época de resultados chega ao PSI 20, com a Galp e a Jerónimo Martins a divulgarem números do terceiro trimestre.

Vistos gold: mais brasileiros e menos chineses

Desde janeiro foram concedidos 176 vistos gold a brasileiros. No top 5 estão ainda turcos, norte-americanos e russos.
Comentários