[weglot_switcher]

Vendas e exportações de champanhe atingem recorde em 2021

Mesmo com as discotecas e bares encerrados grande parte do ano devido à Covid-19, as pessoas arranjaram razões para celebrar em casa, destacam os produtores.
20 Janeiro 2022, 17h08

O Comité Champagne, uma associação comercial que representa mais de 16 mil viticultores e 320 casas de champanhe, disse esta quarta-feira que a França exportou 180 milhões de garrafas de espumante em 2021 enquanto as vendas globais atingiram 5,5 mil milhões de euros.

São dois valores recorde num ano marcado por confinamentos gerais, limitação de horários e encerramento de bares e discotecas.

Segundo a “CNN Business”, as exportações em 2021 representam um aumento de 38% comparativamente ao ano anterior.

O Comité Champagne disse, em comunicado, que o número de envios total aumentou 32% em relação a 2020, para 322 milhões de garrafas, pois as pessoas encontraram motivos para comemorar em casa, “compensando o clima geralmente sombrio com novos momentos de convívio e compartilhamento”.

“Com o turismo e a realização de eventos ainda reduzidos devido à crise da saúde, há espaço para acreditar que o consumo doméstico recuperou a folga”, sublinhou.

O copresidente do Comité Champagne, Maxime Toubart, destacou que a recuperação foi uma “surpresa bem-vinda” após um 2020 difícil.

O nome Champagne é reservado exclusivamente para vinhos colhidos e produzidos em 34.300 hectares a nordeste de Paris. A região foi atingida por fortes geadas na primavera passada, que prejudicaram as colheitas, de acordo com a “CNN Business”.

A geada terá afetado cerca de 80% das castas e produções nessas áreas, informou o Comitê Europeu de Empresas de Vinhos.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.