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Vendas europeias de automóveis novos aumentam 0,7% até outubro

A Associação dos Construtores Europeus de Automóveis revela desempenho positivo dos mercados de Espanha (4,9%) e de Itália (0,9%). Do outro lado estão a França (-2,7%) e a Alemanha (-0,4%).
21 Novembro 2024, 17h54

O mercado automóvel europeu registou um aumento de 0,7% no número de novos registos nos primeiros 10 meses do ano, para 8,9 milhões de unidades, incentivado pelos mercados espanhol e italiano, anunciou esta quinta-feira a associação do setor. Em comunicado divulgado sobre a evolução do mercado, a Associação dos Construtores Europeus de Automóveis (ACEA) registou que o número de novas matrículas “se manteve estável (0,7%)”.

A ACEA destacou o desempenho positivo de Espanha (4,9%) e Itália (0,9%), que contrastou com as diminuições observadas na França (-2,7%) e na Alemanha (-0,4%). O mês de outubro marcou o primeiro crescimento homólogo desde julho. No mês em análise, a ACEA verificou 866.397 registos de automóveis, mais 1,1%, uma variação que compara com os decréscimos de 18,3% em agosto e de 6,1% em setembro.

O mercado espanhol teve um crescimento de 7,2% e a Alemanha cresceu 6%, pondo fim a uma série de três meses consecutivos de quebras. Com as piores reduções, estiveram os mercados de França (-11,1%) e Itália (-9,1%). As vendas de automóveis elétricos apenas a bateria (BEV, em inglês) representaram 14,4% das vendas em outubro, mas a percentagem de vendas face ao global acumulado nos primeiros 10 meses do ano baixou de 14,0% em 2023, para 13,2% este ano.

As matrículas de híbridos plug-in baixaram 7,2% em outubro, tendo este segmento representado 7,7% das vendas do mês, contra 8,4% há um ano. No acumulado, também o share destes veículos baixou, de 7,6% para 7,0%. Após vários anos de forte crescimento, as vendas de automóveis elétricos estão agora em marcha-atrás, devido, nomeadamente, à redução dos prémios de compra em alguns países, mas também à antecipação de normas de emissão de CO2 mais rigorosas, que deverão permitir a chegada aos concessionários de modelos mais acessíveis.

No mercado, as motorizações híbridas foram as únicas a registar um crescimento em outubro (17,5%), representando um terço do mercado (33,3%), numa subida de quase cinco pontos percentuais face há um ano. No acumulado do ano, a variação foi semelhante, para uma quota de 30,4%. Nos motores a combustão a gasóleo, as vendas caíram 6,8%, enquanto na gasolina houve uma subida de 3,7%.

Os carros a gasolina representam 30,8% do mercado, contra 33,4% há um ano, enquanto os veículos a gasóleo desceram para 10,9%. Vários construtores, entre os quais a Renault e a Volkswagen, pedem o adiamento do endurecimento das normas de emissão de CO2 previsto para 2025, ao passo que a Stellantis se opõe.

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