O índice de volume de negócios no comércio a retalho aumentou, em termos homólogos, 3,7% em novembro, segundo os dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
“O agrupamento produtos não alimentares teve um aumento de 4,3% em novembro, mais 1,1 pontos percentuais [p.p.] que o registado em outubro, enquanto o de produtos alimentares desacelerou 1,2 p.p., para 3%”, refere o relatório publicado esta manhã.
Em outubro, a taxa de variação deste índice – que tem como objetivo mostrar a evolução do mercado de bens e serviços neste setor – havia sido um ponto percentual inferior (3,6%).
Segundo o organismo de estatística nacional, a variação em cadeia do índice agregado foi de 0,8% em novembro, quando tinha sido de 2,5% no mês anterior. “O índice do agrupamento produtos Alimentares passou de uma variação mensal de 1,5% em outubro para -1,0% em novembro, enquanto o de produtos não alimentares abrandou, de 3,3% para 2,3%”, explicam também os técnicos do INE.
Já os índices de emprego, de remunerações e de horas trabalhadas cresceram, comparativamente ao mesmo mês do ano passado, 2,2%, 4% e 1,3%, respetivamente. No mês anterior, as percentagens foram de 2,4%, 5% e 1,6%, pela mesma ordem.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com